Aprender Ciência - Fazer Ciência - Comunicar Ciência

Cabeças a pensar e mãos na massa!



terça-feira, 30 de outubro de 2007


Observação do céu na Roque Gameiro


O Clube de Ciência Roque Gameiro Explorer irá oferecer aos alunos da escola ( e respectivos encarregados de educação) uma sessão de observação do céu no dia 31 de Outubro no recinto escolar (junto ao ginásio).

Durante a tarde, irão realizar-se sessões de esclarecimento sobre Astronomia e poderão ser observadas as manchas solares. Quando anoitecer, a partir das 18.30, iniciar-se-á uma observação nocturna do céu. Esta iniciativa conta com a colaboração do astrónomo Paulo Casquinha.

APARECE!!!

sábado, 20 de outubro de 2007

Fomos entrevistados!!

Alunos e professora space campers foram entrevistados para um programa num novo canal de televisão a estrear no início do próximo ano!!!!

Clube de Ciência colabora na Semana Mundial do Espaço no Pavilhão do Conhecimento



No passado dia 10 de Outubro fizemos a nossa apresentação Space Camp Turkey durante a sessão de encerramento da Semana Mundial do Espaço, promovida pela Agência Ciência Viva e pelo Coordenador da Semana Mundial do Espaço Prof. Doutor Manuel Matos Lopes.

Foi no Pavilhão do Conhecimento onde pudemos assistir também à apresentação de outros grupos de alunos que estiveram emoutros Space Camps.


Foi uma experiência única trocar ideias com outros space campers!

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Clube de Ciência faz comunicação




Foi no Auditório da Câmara Municipal da Amadora no passado dia 5 de Outubro.
Os alunos e professora Space Campers do Clube de Ciência Roque Gameiro Explorer apresentaram para um público de professores e oradores convidados pelo Centro Ciência Viva da Amadora a experiência vivida no Space Camp Turkey.
Este evento desenvolveu-se no âmbito da Oficina de Educação e Exploração Espacial comemorativa dos 50 anos de lançamento do Sputnik.

A nossa coordenadora colaborou com a Oficina de Educação e Exploração Espacial...



...dinamizando o workshop "Viver em micro-gravidade".
Esta oficina decorreu entre 4 e 6 de Outubro 2007 e destinou-se a professores de ciência tendo sido promovida pelo Centro Ciência Viva da Amadora, pela Agência Nacional Ciência Viva e pelo Coordenador Nacional da Semana Mundial do Espaço, no âmbito das comemorações dos 50 anos do lançamento do Spunik.

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

O nosso Clube de Ciência com o Ministro da Ciência e Tecnologia





Os alunos do Clube de Ciência Roque Gameiro Explorer participaram nas celebrações da data de lançamento do Sputnik no CCVA . Este evento contou com a ilustre presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Prof. Doutor Mariano Gago, que participou no lançamento de foguetões de água no exterior do CCVA, em simultâneo com todos os Centros Ciência Viva do país!

sábado, 13 de outubro de 2007

Noite Cultural no Space Camp




Quarta-feira (a nossa quarta noite) foi a noite cultural do Space Camp. Foi muito divertido!!
Vários países fizeram diferentes apresentações, como música, dança, teatro, filmes. Nós fomos vestidos com roupas tradicionais de Portugal, os rapazes de alentejanos e as raparigas de minhotas. Uns de nós tocaram flauta enquanto os outros seguravam a bandeira de Portugal e passava a apresentação em power point acerca do nosso país que fizemos antes de viajar.
Até os monitores do Space Camp dançaram uma música no palco e conseguiram pôr toda a gente no auditório a dançar também.
No final da noite cultural muitas pessoas quiseram tirar fotografias connosco, parecíamos umas estrelas de cinema.
Todos gostámos e achámos essa noite muito divertida e engraçada.

Ana Pastorinho

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Rockets




Num dos dias da estadia no Space Camp Turkey fizemos uma actividade em que construímos uns rockets…
Mais tarde depois do almoço fomos lançar os rockets. Contavamos…three, two, one, GO!
Até nos saímos muito bem porque os nossos voaram bastante alto. O meu (Ricardo) e o da professora Isabel foram parar a um telhado e um dos professores israelitas ofereceu-nos dois dos dele. Foi bem divertido!
Ricardo Silva

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Missão à Lua




No Space Camp Turkey, fizemos uma simulação de missão à Lua.
Primeiro a nossa equipa era dividida em duas: uma para a “Mission Control” e outra para a “Flight Crew”.
A “Mission Control” serve mais para orientar e dizer à “Flight Crew” o que tem de fazer. Na ”Misson Control” havia seis lugares, um para o “Flight Director”, IMCO, PAO, Mission Scientist, CAPCOM e PROP. Cada um de nós seis sabia bem o que fazer e tínhamos de estar com muita atenção para não falharmos a missão.
O “Flight Crew” tinha sete lugares, um para o comandante, outro para o piloto, outro para a Missão Especial 1 e 2 e outro para a Payload Specialist 1, 2 e 3. Quem faz a missão especial 1 e 2 no “Flight Crew” são os astronautas que têm que sair da nave e saber executar algumas coisas.
Era divertido fazer aquilo, mas também se tinha que saber falar e ler bem inglês… porque afinal, a língua oficial no Space Camp Turkey era o Inglês.
Estudem muito malta!!!

Ana Bernardo,
Escola Básica Integrada Ponte das Três Entradas


Chegamos à Turquia





À chegada ao aeroporto de Ismir na Turquia uma pessoa do Space Camp Turkey foi-nos buscar.
Quando lá chegámos apresentaram-nos a alguns monitores. As raparigas e os rapazes ficaram instalados em andares e dormitórios diferentes. Mostraram-nos também os nossos quartos e escolhemos os cacifos.
Recebemos um boné, uma T-shirt, um caderno com as actividades que íamos fazer e uma caneta do Space Camp.
Deram-nos também um cartão de identificação (com o nome, equipa a que pertencíamos, o nome do quarto e o nosso número), mais tarde deram-nos um outro cartão (espécie Multibanco) que nós podíamos usar na loja de ciência que lá havia e também se quiséssemos podíamos comprar gelados, bolachas e bebidas.
Na loja tínhamos muitas coisas para comprar, como por exemplo: T-shirts, naves, carros da Lua, puzzles, rockets, pulseiras, robots e muitas mais coisas.
A nosso primeiro contacto não foi muito fácil, pois tínhamos de falar inglês, senão ninguém nos entendia.
Mostraram-nos as instalações e fomos para o “Our Space”, espaço de convívio onde nos encontrávamos às vezes quando acabávamos as actividades ou então a seguir às refeições. Lá nós tínhamos vários jogos de mesa, ping-pong e matraquilhos.
Todos os dias nos deitávamos às 23:00 horas e acordávamos às 08:00 horas, as refeições, pequeno-almoço, almoço, hora da fruta, jantar eram servidos às 09:00h, 13:00h, 17:00h 19:00h respectivamente.
À hora das refeições cada equipa se dirigia à sua mesa, identificada com o nome. Quando o nosso monitor nos dava autorização levantávamo-nos todos e íamos buscar a comida e mais à frente escolhemos as bebidas e a sobremesa.
Espero que tenham gostado desta pequena e resumida notícia acerca do Space Camp Turkey.

Ana Pastorinho

Destino: SPACE CAMP TURKEY



Levantamos voo de Lisboa às 6.30h da manhã, estamos todos bem dispostos e em grande expectativa.
Olhamos pela janela do avião e vemos o sol a brilhar sobre um tapete de nuvens.
A Mariana acha que as cadeiras do avião são más para dormir. O Bernardo ainda pensou em enjoo, mas foi só pensar, afinal há pouca turbulência.
Ao sobrevoar a Suíça não resistimos a tirar uma fotografia.

Daniel Ferreira