Aprender Ciência - Fazer Ciência - Comunicar Ciência

Cabeças a pensar e mãos na massa!



terça-feira, 29 de janeiro de 2008

1ª Sessão do Grupo Alpha

Hoje, os alunos do grupo Alpha do Clube de Ciências dividiram-se em dois grupos (Alpha 1 e Alpha 2) para começarem a investigar. Um dos grupos analisou quatro pós brancos misteriosos, provenientes de um asteróide.
Tudo começou com um pedido de colaboração da A.E.P. (Agência Espacial Portuguesa) que nos enviou o seguinte e-mail:

Exmos. Srs:

Obrigado por terem aceite a nossa proposta. Esperamos que a vossa pesquisa ocorra sem qualquer sobressalto.

Como sabem, foi decidido recorrer aos serviços de várias equipas para analisar a grande quantidade de amostras recolhidas pela sonda Prometeu. A tarefa da vossa equipa é caracterizar quatro amostras recolhidas pela sonda Prometeu no asteróide 4179 Toutatis.

Em anexo é enviado um relatório-tipo, a utilizar por todas as equipas, para facilitar a análise dos resultados obtidos.

Sem outro assunto de momento e com os desejos de um bom trabalho,

Rui Fonseca Meireles (director do gabinete técnico – A.E.P.)


O Grupo Alpha 1, encarregue desta tarefa começou por testar se as amostras eram solúveis (em água e em álcool), se continham água e qual o seu valor de pH.
Entretanto, o Grupo Alpha 2 esteve empenhado noutra tarefa em que se propuseram a analisar os factores que podem afectar a corrosão de uma amostra com ferro, colocando-a em água, em água salgada, em álcool, num tubo de ensaio aberto, e outro fechado. Na próxima sessão vão ver o que aconteceu a essa amostra.

Ana Sofia e Sara

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

European Space Agency tem um Kit Educativo


A ESA, European Space Agency tem um kit educativo com muitas actividades, experiências e informações sobre ciência espacial.

Queres saber onde está a ISS ( International Space Station) e a que horas passa sobre a tua casa?

(Clica no seguinte endereço)

http://esamultimedia.esa.int/docs/issedukit/en/html/subj4t.html

As dez melhores imagens do Hubble!!

- A galáxia do Sombrero está a 28 milhões de anos luz da Terra. As dimensões desta galáxia, oficialmente denominada M104, tem uma aparência espectacular. É composta por 800 biliões de estrelas e tem um diâmetro de 50.000 anos luz.

2º -A nebulosa da Formiga, uma nuvem de poeira cósmica e gás, cujo nome técnico é Mz3, que se assemelha a uma formiga quando observada por telescópios fixos. Esta nebulosa faz parte da nossa galáxia e dista entre 3.000 a 6.000 anos luz da Terra.

3º - A nebulosa NGC2392, chamada Esquimó, pois assemelha-se a um rosto circundado por chapéu ou gorro enrugado. Este chapéu, na realidade, é um anel formado por estruturas ou restos desagregados de estrelas mortas. A Esquimó está a 5.000 anos luz da Terra.
4º - A nebulosa Olho de Gato, que parece o olho esbugalhado do feiticeiro Sauron do filme "O senhor dos anéis".

5º - A nebulosa Ampulheta, a 8.000 anos luz, tem um estrangulamento no meio, por causa dos ventos que modelam a nebulosa serem mais fracos na sua parte central.

6º - A nebulosa do Cone; a parte que aparece na foto tem 2.5 anos luz de comprimento (o equivalente a 23 milhões de voltas ao redor da Lua!).

7º - A Tempestade Perfeita, uma pequena região da nebulosa do Cisne, distante 5.500 anos luz; é descrita como "um borbulhante oceano de hidrogénio, e pequenas quantidades de oxigénio, enxofre e outros elementos".

8º - É um halo de luz que envolve uma estrela da Via Láctea, designada por Noite Estrelada, por lembrar aos astrónomos um quadro de Van Gogh com este nome.

9º - Um redemoinho de olhos "furiosos" de duas galáxias, que se fundem, chamadas NGC 2207 e IC 2163, localizadas Constelação do Cão Maior (Canis Major) e distantes 114 milhões de anos luz.

10º- A nebulosa Trifid. É um "berçário estelar", onde nascem novas estrelas, afastado da Terra 9.000 anos luz.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Assembleia Geral

Realizou-se uma Assembleia Geral onde estiveram reunidos todos os membros do Clube de Ciência, no mesmo dia em que o grupo Alpha iniciou a sua actividade.
É que, dado o aumento do número de membros do clube, foram criados dois grupos, que terão sessões semanais em dias diferentes: o grupo Apollo, maioritariamente constituído por antigos membros do clube, e coordenado pela professora Isabel Borges, e o grupo Alpha, coordenado pela professora Adelaide Amaro Rebelo.
Nesta assembleia, entre outras deliberações,foi eleita uma nova Direcção, que passou a ter um novo presidente, Ricardo Silva, uma vice-presidente, Raquel Rodrigues e uma assessora para o grupo Alpha, Carolina Rodrigues. Os cargos de secretária e de tesoureira continuam a ser exercidos, respectivamente, pela Ana Pastorinho e pela Mariana Coelho.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

O Clube de Ciência tem novos membros!!

Decorreram no mês de Dezembro novas inscrições para o Clube de Ciências.
Face ao elevado número de inscrições nas turmas que foram contactadas, foi necessário proceder a uma selecção dos alunos interessados.
No dia 22 de Janeiro, irá realizar-se uma Assembleia Geral do clube, com os novos e os antigos membros, e com as professoras coordenadoras, onde será eleita uma nova direcção.
Em breve, contaremos as novidades!...