Aprender Ciência - Fazer Ciência - Comunicar Ciência

Cabeças a pensar e mãos na massa!



sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Grupo Alpha - 3ª Sessão

A sessão iniciou-se com a comunicação oral do Grupo Alpha 2, que esteve a analisar a corrosão do ferro. De forma muito profissional, relataram o seu procedimento experimental, o material utilizado, as condições experimentais, os resultados obtidos e as suas conclusões.
Entretanto, o Grupo Alpha 1, que concluiu todos os ensaios das amostras recebidas provenientes do asteróide 4179 Toutatis, também fez a comunicação oral do seu trabalho, descrevendo todos os testes e análises que efectuaram e respectivos resultados.
Atentamente, o outro grupo tomou nota dessas informações, pois chegou um novo e-mail que lhes foi endereçado:

Exmos. Srs:

Agradecemos a análise profissional que realizaram às amostras do asteróide 4179 Toutatis. No entanto, nem todas as equipas contactadas foram capazes de cumprir o desejado, pelo que temos um outro pedido a efectuar:

Precisamos que comparem uma amostra recolhida no asteróide 4486 Mithra com as amostras que analisaram anteriormente.

Mais uma vez, é enviado em anexo o relatório-tipo que terão de preencher.

Sem outro assunto de momento e com os desejos de um bom trabalho,

Rui Fonseca Meireles (director do gabinete técnico – A.E.P.)


Após a leitura do email, e a partir do conhecimento dos ensaios já realizados para as amostras anteriores, o Grupo Alpha 2 esteve a planear o seu trabalho de identificação da nova amostra, que irá realizar na próxima sessão.

Mas há mais novidades, pois outro email chegou proveniente da A.E.P.:

Exmos. Srs:

Mais uma vez recorremos aos vossos serviços. Desta vez, a amostra a analisar é um líquido recolhido por uma das nossas sondas.

O problema é que a amostra parece ter sido contaminada, provavelmente com algum refrigerante da sonda. Sei que serão capazes de resolver esse problema.

Esperamos o vosso relatório apresentando as vossas conclusões acerca da composição da amostra.

Sem outro assunto de momento e com os desejos de um bom trabalho,

Rui Fonseca Meireles (director do gabinete técnico – A.E.P.)

Ao receber esta nova missão, o Grupo Alpha 1 não hesitou em começar nova tarefa, e já seleccionaram o processo que vão usar para descontaminação da amostra.
Assim, a próxima sessão adivinha-se muito trabalhosa!...

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

2ª Sessão do Grupo Alpha

Houve um problema nas amostras do asteróide que estavam a ser analisadas e foi necessário começar tudo de novo, mas sem problemas! O trabalho não assusta os nossos jovens cientistas.

Assim, além de repetir os testes já feitos, foram ainda feitas medições para determinar a densidade das amostras. Entretanto, o Grupo Alpha 2, que esteve a estudar a corrosão do ferro na sessão anterior, analisou meticulosamente os resultados obtidos, estabeleceu comparações e redigiu um completo relatório que vai apresentar na próxima sessão.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Simulação no Laboratório - Identificação de amostra desconhecida

Hoje a nossa equipa Apollo continuou a sessão de simulação no laboratório. Recebemos amostras de outro asteróide.
Como cientistas desta equipa discutimos entre nós e estabelecemos um plano de ensaios químicos e físicos para identificar-mos as amostras desconhecidas. Finalmente colocamos algumas hipóteses, mas ainda não eram consistentes... Tivemos de fazer mais um ensaio químico, o teste do amido. Agora tinhamos a certeza! Conseguimos identificar o material desconhecido!
Enviamos então um e-mail à AEP (Agência Espacial Portuguesa) com os resultados:

"Identificámos as amostras recebidas do outro asteróide. Concluímos serem constituídas pelos mesmos materiais do sateróide 4179 Toutatis."

Mafalda

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Simulação no Laboratório - analisar amostras de asteróides


Olá colegas,

Hoje no Clube de Ciências a equipa Apollo fez uma sessão de simulação:
“Estamos em 2030 e dois grupos de cientistas da equipa Apollo receberam da Agência Espacial Portuguesa (A.E.P.), quatro amostras provenientes do asteróide 4179 Toutatis recolhidas pela sonda Prometeu.
Fizemos a análise e caracterização das amostras com ensaios químicos e físicos. Conseguimos distingui-las mas na próxima semana temos de identificar mais amostras de outro asteróide. Serão constituídas pelos mesmos materiais do 4179 Toutatis?..."

Mafalda