Aprender Ciência - Fazer Ciência - Comunicar Ciência

Cabeças a pensar e mãos na massa!



quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Meteorito iluminou o céu canadiano (CLICA NO TÍTULO PARA VER VIDEO)

Um meteorito cuja queda iluminou o céu das pradarias do oeste canadiano na semana passada tinha uma massa de 10 toneladas e libertou uma energia equivalente a 300 toneladas de TNT, indicaram terça-feira, dia 25 de Novembro, os cientistas que tentam localizar o objecto extraterrestre.
O meteorito, que foi avistado na última quinta-feira dia 20 de Novembro num raio de 700 quilómetros, terá caído a sudeste da cidade de Lloydminster, perto da fronteira entre as províncias de Saskatchewan e Alberta, de acordo com um comunicado emitido por dois astrofísicos canadianos.
Quando entrou na atmosfera, este fragmento de asteróide pesava aproximadamente 10 toneladas, disse Peter Brown, investigador da Universidade Western de Ontário, que se baseia nos registos de ‘infrasons’ libertados aquando da explosão.
Centenas de pedaços de mais de 50 gramas podem ter-se dispersado em território canadiano, já que a velocidade do meteorito (14 km/s) era inferior à média habitual (20 km/s), referiu Alan Hildebrand, da Universidade Calgary.
O clarão no céu canadiano foi filmado por várias pessoas.

domingo, 23 de novembro de 2008

Fórum Ciência Viva 08


O Clube de Ciência Roque Gameiro Explorer está no Fórum Ciência Viva 08 com a apresentação do projecto "Uma sonda espacial é curiosa!..."

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Indianos lançam satélites para o Espaço

A 22 de Outubro de 2008, a Índia lançou pela primeira vez uma missão tripulada à Lua. A nave tem como nome “Chandrayann 1” e orbita em torno da Lua utilizando equipamentos de alta resolução. A Agência Espacial Europeia apoia esta missão e por isso forneceu três instrumentos, que vão analisar a composição da superfície lunar e a forma como o nosso satélite natural interage com as partículas que se movem a partir do Sol.
A nave indiana tem como objectivos aproximar-se da Lua, produzir um mapa das suas características químicas e topográficas e deixar uma sonda de baixo impacto sobre a Lua, para testar as suas propriedades.
O projecto custa 60 milhões de euros e envolve os Estados-Unidos da América e nações europeias.
Em Abril deste ano, a Índia bateu o recorde mundial, ao colocar no espaço 10 satélites de uma só vez. Quando esta complicada operação começou, o foguetão estava a viajar a 7,5 quilómetros por segundo (km/s). Com isto, a Índia tem a maior frota planetária de satélites de comunicações no ar.

CURIOSIDADES:

O orçamento espacial anual da Índia é de 700 milhões de euros, sendo este valor 17 vezes menor do que o da NASA.
A nave Chandrayaan 1 mede 44 metros e tem 4 fases.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Ida ao Fórum Ciência Viva 2008

Nos próximos dias 22 e 23 de Novembro irá realizar-se mais uma edição do Fórum Ciência Viva na FIL - Parque das Nações, em Lisboa, enquadrada nas comemorações da Semana da Ciência e da Tecnologia.
Será um momento importante para a partilha de conhecimentos, preparação de novas iniciativas e de colaborações futuras.
O Fórum Ciência Viva 2008 é um ponto de encontro entre professores, investigadores, alunos e especialistas que têm contribuído para o desenvolvimento da cultura científica no nosso país.
O Clube de Ciências Roque Gameiro Explorer da Escola Roque Gameiro na Amadora estará presente e vai mostrar o seu trabalho através de experiências, actividades prácticas e exposição. O tema do projecto é: "Uma sonda espacial é curiosa!..."
Os participantes nos projectos Ciência Viva têm participado noutras datas neste encontro destinado para a divulgação, debate e reflexão sobre as actividades e projectos desenvolvidos.