Aprender Ciência - Fazer Ciência - Comunicar Ciência

Cabeças a pensar e mãos na massa!



quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O PROBLEMA DO MÊS

O Problema do Mês é uma iniciativa do Clube de Ciência Roque Gameiro Explorer que, mensalmente, lançará desafios no âmbito da Física e/ou da Química. Serão lançados oito desafios (de Outubro a Maio) ao longo do ano lectivo, que serão afixados em vários locais da escola e também estarão disponíveis neste blog.
O aluno que der a melhor resposta do mês será premiado. Contudo, por cada problema, os alunos serão pontuados numa escala de 0 a 10 pontos. No final do ano lectivo, os três alunos que acumularem maior número de pontos serão igualmente premiados com prémios a designar.
Os alunos interessados em participar deverão entregar as suas respostas até ao último dia útil do mês a que o problema se destina, na caixa que se encontra ao cuidado da funcionária do pavilhão E ou, em alternativa, a qualquer uma das professoras de C. Físico-Químicas.

Aceita o desafio e desperta o cientista que há em ti!!!

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Roque Gameiro Explorer em directo com ISS


O Clube de Ciência Roque Gameiro Explorer foi convidado para participar numa rádio conferência com os astronautas, actualmente a bordo da ISS (International Space Station).

Os antigos membros do Clube de Ciência, que agora frequentam o ensino secundário, e os actuais membros do Clube, vão poder colocar as suas questões sobre a vida a bordo da ISS ao astronauta Frank de Winne, que responderá em directo a partir do espaço.

Este contacto, promovido pela ARISS, integra-se nas comemorações da Semana Mundial do Espaço, e vai decorrer na tarde de dia 1 de Outubro, no pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

Não percam as novidades na próxima semana!




quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A sonda Cassini-Huygens registou o equinócio em Saturno

Pois é! Saturno também passa por equinócios. A cada 15 anos (14,8 anos, mais exactamente), o Sol cruza o plano dos anéis de Saturno por duas vezes, da mesma maneira que o Sol cruza o nosso equador celeste em cada ano. Aqui na Terra, estes momentos assinalam mudanças de estação do ano, como aconteceu no dia 22 de Setembro. Mas em Saturno as mudanças não são tão dramáticas, não deixando de ser um acontecimento raro.
A sonda Cassini-Hyugens, enviada para estudar o planeta Saturno em 1997, permitiu registar este momento.
A foto que se segue é uma composição de 75 fotos tiradas sobre o plano dos anéis durante oito horas seguidas. As imagens passaram por um tratamento para que o brilho dos anéis fosse realçado. Caso contrário, eles nem sequer apareceriam na imagem final.

Talvez o aspecto mais interessante dessa imagem seja a sombra projectada pelos anéis. Normalmente vemos uma sequência de riscas sobre Saturno, representando as secções dos anéis, mas com o Sol a incidir exactamente na mesma linha dos anéis, todas essas riscas se juntaram para formar uma banda única bem fininha. Essa banda fininha só volta a aparecer daqui a sete anos e meio!
Mais do que um acontecimento raro, esta é uma oportunidade única para estudar as estruturas dos anéis que envolvem Saturno.




domingo, 20 de setembro de 2009

Equinócio de Setembro.


No dia 22 de Setembro, pelas 22 horas e 19 minutos, vai iniciar-se no Hemisfério Norte o Outono (ao contrário do que acontece no Hemisfério Sul que, na mesma data, inicia a Primavera).

Esta estação do ano irá prolongar-se por 89,79 dias, até ao próximo solstício que ocorre no dia 21 de Dezembro pelas 17 horas e 47 minutos.

O equinócio marca o instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente, corta o equador celeste. A palavra, de origem latina, significa "noite igual ao dia" , pois nos equinócios o dia e a noite têm igual duração.

Há que aproveitar, portanto, as últimas horas de Verão ...

sábado, 19 de setembro de 2009

Voluntários encerrados mais de cem dias em cápsula terminam missão com sucesso


Seis voluntários, um francês, um alemão e quatro russos, viveram durante 105 dias completamente isolados do mundo, fechados no interior de uma cápsula metálica.

Controlados por câmaras de video, os seis homens realizaram setenta e uma experiências no âmbito da missão Mars 500, uma parceria do Instituto Russo para as questões biomédicas e a Agência Espacial Europeia.

Esta missão teve como objectivo recolher o máximo de informação possível do isolamento destes homens, para preparar, num futuro próximo, um voo tripulado a Marte.

Foram reproduzidos todos os principais aspectos relacionados com uma missão espacial, tendo algumas operações de rotina sido repetidas centenas de vezes.

Para mais informação, incluindo um video sobre a missão, clica no título desta notícia.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Início do ano lectivo

Vai iniciar-se um novo ano lectivo, e com ele chegarão novos elementos para o Clube de Ciências, agora que a grande maioria dos antigos membros nos deixou para começar outra aventura numa nova escola. Para eles, votos de sucesso no futuro e de óptimos desempenhos no Ensino Secundário.
Entretanto, novidades se avizinham. Estejam atentos, pois a partir de Outubro, o Clube de Ciências vai propôr novas iniciativas dirigidas a todos os alunos da escola. E a primeira vai ser "O PROBLEMA DO MÊS".

Todos os meses aparecerá um novo desafio, e os vencedores irão receber PRÉMIOS!!!

Não percam a oportunidade de participar.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Astronauta da ESA responde a perguntas a partir do espaço


Há alguma coisa que sempre tenhas querido saber sobre a vida dos astronautas?

Pois agora é possível perguntar directamente a um astronauta. Frank de Winne, que se encontra a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), está disponível para responder a todas as perguntas via o canal YouTube da ESA: www.youtube.com/esa
Se fores ao link acima poderás aceder a algumas das perguntas já colocadas e respectivas respostas do astronauta.

Tudo o que tens a fazer é gravar a tua dúvida (em inglês, francês ou alemão) usando uma webcam, câmara de video ou telemóvel, e enviar para o canal YouTube da ESA.


Em cada semana, Frank irá enviar, directamente do espaço, as respostas às melhores perguntas para o site.