Aprender Ciência - Fazer Ciência - Comunicar Ciência

Cabeças a pensar e mãos na massa!



domingo, 22 de novembro de 2009

Lâmpadas e mais lâmpadas: como escolher?

No próximo dia 27 Novembro pelas 18.45h na sala H1, os alunos do Clube de Ciências irão promover uma recepção/sessão de esclarecimento de filhos para Pais sobre Lâmpadas e mais lâmpadas! Como escolher?
Diz aos teus pais para aparecerem e trazerem uma lâmpada de incandescência (nova ou velha tanto faz) e receberão em troca quatro novas lâmpadas economizadoras!


Feira do Livro de Divulgação Científica

Nos dias 23, 24 e 25 de Novembro vai realizar-se a Feira do Livro de Divulgação Cientifica na Biblioteca Escolar/ Centro de Recursos Educativos, onde poderás adquirir publicações sobre ciência.. Esta iniciativa tem como objectivos fomentar o gosto pela ciência e a curiosidade científica, e insere-se nas comemorações da Semana da Ciência e Tecnologia. Vai ainda estar patente uma exposição de trabalhos sobre Rómulo de Carvalho.

Além disso, no dia 24 de Novembro poderás "mexer" nas experiências de Física de Rómulo de Carvalho dinamizadas pelos alunos do Clube de Ciências.



quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Rómulo de Carvalho (1906-1997)


Professor de Química e Física, poeta, investigador, historiador, escritor, fotógrafo, pintor e ilustrador, Rómulo Vasco da Gama de Carvalho, filho de um funcionário dos correios e telégrafos, José Avelino da Gama de Carvalho e de uma dona de casa, Rosa das Dores Oliveira Gama de Carvalho, que tinha como grande paixão a literatura apesar de contar somente com a instrução primária, nasceu a 24 de Novembro de 1906 na Rua do Arco do Limoeiro (hoje Rua Augusto Rosa) na lisboeta freguesia da Sé. Aí cresceu, juntamente com as irmãs, numa casa modesta e num ambiente familiar tranquilo. Aos 5 anos escreveu os primeiros poemas e aos 10 decide completar "Os Lusíadas" de Camões. No entanto, a par desta inclinação flagrante para as letras, quando, ao entrar para o liceu Gil Vicente, toma pela primeira vez contacto com as ciências, desperta nele um novo interesse, que se vai intensificando com o passar dos anos e se torna predominante no seu último ano de liceu. Em 1932, um ano depois de se ter licenciado, forma-se em ciências pedagógicas na faculdade de letras da cidade invicta, prenunciando assim qual será a sua actividade principal daí para a frente e durante 40 anos professor e pedagogo. Começando por estagiar no liceu Pedro Nunes e ensinar durante 14 anos no liceu Camões, Rómulo de Carvalho é, depois, convidado a ir leccionar para o liceu D. João III, em Coimbra, permanecendo aí até, passados oito anos, regressar a Lisboa, convidado para professor metodólogo do grupo de Físico-Químicas do liceu Pedro Nunes.

Rita Correia, Challenger Team

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Física para o povo/ A Física no dia-a-dia


No dia 24 de Novembro os alunos do Clube de Ciência vão realizar algumas experiências do livro Física para o povo/ A Fisica no dia-a-dia de Rómulo de Carvalho para os colegas mais novos de 2º ciclo. Esta actividade, que vai decorrer na BE/CRE, destina-se a assinalar o Dia Nacional da Cultura Científica, data em que se celebra o nascimento de Rómulo de Carvalho.

http://www.cienciaviva.pt/semanact/edicao2009/index.asp?accao=showpaginado&pag=3&soproj=&pesq=

domingo, 15 de novembro de 2009

NASA confirma que há grandes quantidades de água na Lua

A NASA anunciou que a água na Lua está mais espalhada e em maiores quantidades do que até agora se suspeitava.


A NASA confirmou que existe água gelada em grandes quantidades no pólo sul da Lua, a partir dos últimos dados da missão que levou o satélite LCROSS a despenhar-se a grande velocidade na grande cratera Cabeus, no dia 9 de Outubro.
Esta depressão localizada no pólo sul da Lua está permanentemente na sombra, numa região onde a temperatura nunca sobe acima dos 170 graus negativos. O violento impacto do LCROSS na Cabeus provocou um jacto de vapor de 1,6 km de altura equivalente a mais de cem litros de água.
Antes de deixarem de funcionar, os sensores da nave (espectrómetros de infravermelhos e ultravioletas) detectaram vapor de água e gelo.
A nave Lunar Reconnaissance Orbiter, que acompanhou esta missão, vai continuar em órbita à volta da Lua, fotografando e enviando dados sobre o impacto na cratera Cabeus.
Com os novos dados da nave Lunar Prospector, lançada em 1998, os cientistas da NASA estimaram que a quantidade de gelo no solo lunar se poderia situar entre um e três quilómetros cúbicos, com uma concentração de 900 gramas por tonelada de solo.
Missões posteriores dos EUA, Europa, Japão e China analisaram também a presença de água na Lua. Mas foram os dados da nave indiana Chandrayaan-1 e da sua Moon Impact Probe, lançada sobre a cratera Shackleton no pólo sul da Lua em 14 de Novembro de 2008, que trouxeram mais novidades.
Com efeito, esses dados foram analisados pela NASA, que confirmou a 25 de Setembro de 2009 a existência de água em vastas áreas da superfície da Lua, embora em concentrações reduzidas.
A confirmação da presença de água na Lua em quantidades apreciáveis é fundamental para tornar viável, no futuro, a existência de uma ou mais bases permanentes no único satélite natural da Terra. A água poderia ser usada para consumo humano e para o fabrico de combustível.


Alexandre Coelho, Lunar Team

terça-feira, 10 de novembro de 2009

PROBLEMA DO MÊS - NOVEMBRO

(para entregar até ao dia 30 de Novembro)


A corrida

O Huguinho e o Zezinho vão fazer uma corrida numa pista circular de 350 metros de comprimento. Partem lado a lado no mesmo instante.
O Huguinho corre com uma velocidade constante de 7 m/s e o Zezinho com velocidade constante de 5 m/s.

a) Em quanto tempo, após o início, o Huguinho terá vantagem de 1 volta sobre o Zezinho?

b) Quantas voltas de vantagem terá o Huguinho após terem decorrido 8 minutos e 10 segundos?

E eis os premiados do problema do mês de Outubro

1º João Silva , 6º 6ª , 10 pontos
2º Ruben Andrade, 9º7ª, 8 pontos
3º Beatriz Dias, 7º2ª, 6 pontos
    Mariana Crespo, 7º2ª , 6 pontos
4º Mariana Costa, 7º6ª, 4 pontos
5º Jessica Nunes, 7º 6ª, 3 pontos
6º Inês Marques, 7º 6ª , 2 pontos
7º Alexandre Coelho, 7º 6ª, 1 ponto
    João Gonçalves, 7º 6ª, 1 ponto

Os nossos parabéns ao João Silva que ficou em primeiro lugar, e que deve dirigir-se às coordenadoras do Clube no pavilhão E (Adelaide Amaro Rebelo ou Isabel Borges) para receber o seu prémio.
Agradecemos a todos os que participaram, mesmo não tendo sido premiados, e esperamos que continuem a tentar.
Não se esqueçam que há prémios mensais e um grande prémio final para o aluno que some maior pontuação.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Bem Vindos ao Clube de Ciência (Mais uma equipa)

Já escolhemos o nome para mais uma equipa do Clube: Discovery Team! Finalmente uma equipa de jeito! hehehe era só a brincar. A nossa team leader é a Sofia Saraiva (após uma decisão democrática =D).
Neste momento estamos a preparar uma pequena surpresa para os pais e encarregados de educação. Em breve receberão um convite.
Temos andado a promover a campanha da E.D.P.: a receber lâmpadas incandescentes em troca de lâmpadas económicas, não se esqueçam de trazer a vossa! Vale a pena, poupando o custo da lâmpada (leva 4 ainda por cima!) ainda poupa em energia e uns euros ao fim do mês na conta de electricidade!

Vanessa Almeida, Discovery Team.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

E agora eu sou Galileu



No dia 14 de Novembro de 2009, os alunos do Clube de Ciência vão ao Centro Ciência Viva desenvolver a actividade "E agora eu sou Galileu". Esta iniciativa pretende recriar as observações feitas por Galileu há 400 anos. Nas observações nocturnas poderemos observar Júpiter e os seus satélites e as crateras da Lua, e nas observações diurnas as manchas solares.

domingo, 1 de novembro de 2009

"1 Minuto de Astronomia" em Novembro na RTP


Estrelas portuguesas vestem camisola do Ano Internacional da Astronomia

Nuno Markl, Luís Represas, Nicolau Breyner, Sérgio Godinho e Sílvia Alberto são algumas das caras de uma equipa que vai trocar por miúdos os grandes temas do Universo.
Explicar buracos negros num minuto pode ser uma tarefa de peso para um(a) cientista; e para uma estrela da TV ou um humorista? Nuno Markl, Jorge Gabriel e Sílvia Alberto aceitaram o desafio e, com eles, muitas outras estrelas portuguesas decidiram vestir a camisola do Ano Internacional da Astronomia e
trocar por miúdos os grandes temas do Universo. O resultado passa a partir da próxima semana na RTP.
Os "astrónomos" de serviço nos spots de "1 Minuto de Astronomia" abordarão temas aparentemente tão complexos como o Big Bang, a morte do Sol, a matéria negra ou os planetas extra-solares.
O lançamento do programa de televisão constitui um dos eventos fortes das
comemorações do Ano Internacional da Astrononomia (AIA 2009).
"Se nos recordarmos que um dos principais objectivos do AIA2009 é o da promoção da Astronomia junto do grande público, e não apenas de astrónomo para astrónomo, compreendemos que o simbolismo do projecto é enorme já que coloca na voz de não especialistas conceitos de astronomia que, normalmente, apenas são transmitidos por astrónomos", frisa João Fernandes.
O coordenador nacional do AIA lembra ainda que os temas escolhidos são temas de que as pessoas ouvem frequentemente falar. Numa linguagem clara a acessível, os convidados de "1 Minuto de Astronomia" explicam complexos conceitos científicos.
Para além dos 13 episódios televisivos, existe também uma página na internet:
http://www.1minutoastronomia.org/
onde os mais curiosos poderão encontrar informações detalhadas sobre os temas abordados, desta vez explicados em pormenor por vários astrónomos e astrofísicos portugueses, e onde se encontra já o genérico do programa.
"1 Minuto de Astronomia" é patrocinado pela Ciência Viva - Agência Nacional
para a Cultura Científica e é produzido pela Science Office (scienceoffice.org) e Duvideo (www.duvideo.pt). Uma apresentação pública do projecto terá também lugar a 28 de Novembro, no Pavilhão do Conhecimento, por ocasião do encerramento da "Semana da Ciência e da Tecnologia".

Mais recursos:
1 Minuto de Astronomia Facebook: http://pt-pt.facebook.com/pages/1-Minutode-stronomia/130487293907
1 Minuto de Astronomia Twitter: https://twitter.com/1MinAstronomia
1 Minuto de Astronomia Vimeo: http://www.vimeo.com/user2178050
Ano Internacional da Astronomia 2009: http://www.astronomia2009.org/

Efemérides de Novembro

De 14 a 21 de Novembro:
Poderemos observar um número elevado de meteoros a rasgar os céus irradiando da zona da constelação de Leão. O fenómeno das Leónidas consiste numa chuva de estrelas associada à passagem do cometa Tempel-Tuttle.

Fases da Lua
Lua Cheia - 2 de Nov.
Quarto Minguante - 9 de Nov.
Lua Nova - 16 de Nov.
Quarto Crescente - 24 de Nov.

Visibilidade dos Planetas (para meados do mês)
Mercúrio - das 8:00h às 17:39h na constelação de Escorpião
Vénus - das 6:13h às 16:45h na constelação de Balança
Marte - das 22:50h às 13:03h na constelação de Caranguejo
Júpiter - das 13:08h às 23:26h na constelação de Capricórnio
Saturno - das 2:55h às 15:06h na constelação da Virgem
Úrano - das 14:33h às 2:18h na constelação dos Aquário
Neptuno - das 13:18h às 23:50h na constelação do Capricórnio

Objecto Celeste do mês (com culminação perto das 22:00h em meados do mês)
Galáxia do Escultor (NGC 253) - É uma galáxia espiral barrada com magnitude 7,9 a uma distância de 10 milhões de anos na direcção do Escultor. É a galáxia mais brilhante do Grupo do Escultor, que é o grupo de galáxias mais próximo do nosso Grupo Local, na direcção do pólo sul galáctico. É uma das galáxias mais fáceis de observar apesar de, em Portugal, não passar os 25º de altura.