Aprender Ciência - Fazer Ciência - Comunicar Ciência

Cabeças a pensar e mãos na massa!



quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

31 de Dezembro: a segunda lua cheia do mês coincice com o eclipse da Lua

O fenómeno raro da chamada ‘‘lua azul’’, ocasião em que a lua cheia coincide aparecer duas vezes no mesmo mês, vai mais uma vez brilhar no céu, dois anos após a última vez em que aconteceu, que também noticiámos no nosso blog (ver Arquivo de Junho 2007). A próxima - após a de Dezembro - será em Agosto de 2012.
Como já dissemos nessa altura, apesar do nome "lua azul", o fenómeno não tem qualquer relação com mudanças na cor do satélite. O apelido foi dado em função da raridade com que o ciclo lunar, cuja duração é de 29 dias e meio, ocorre por completo dentro de um único mês, possibilitando a aparição de dois períodos de lua cheia. Neste mês de Dezembro, o primeiro ciclo da lua cheia ocorreu no dia 02 às 7h30. O fenómeno da nossa lua azul vai ocorrer no final do mês de Dezembro dia 31 às 19h13.
Conta-se que a origem do apelido lua azul remonta do século 16, quando algumas pessoas que observavam a lua a olho nu achavam que ela era azul. Anos depois, explica, discussões a respeito mostraram que era um absurdo a lua ser azul, o que gerou um novo conceito para lua azul como significado de ‘‘nunca’’. Com esse significado de algo muito raro, começou-se a dizer que a segunda lua cheia de um mês era uma ‘‘lua azul’’.
Apesar de o fenómeno não ter relação com a coloração do satélite, conta-se que há registos na história de que a lua realmente aparentava a cor azul. Foi em 1883, quando houve uma explosão do vulcão Krakatoa, na Indonésia, e os gases em expansão na atmosfera fizeram com que a lua bem próxima do horizonte tivesse a aparência azulada. ‘‘Isso foi visto no mundo todo por quase um ano’’, disse um astrónomo. Outro episódio ocorreu em 1951, quando um grande incêndio nas florestas do Oeste do Canadá lançou muitas partículas na atmosfera, criando o mesmo efeito que o Krakatoa, mas visível apenas na América do Norte.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

n&n’s - nanociências e nanotecnologias


As Nanociências e Nanotecnologias constituem uma nova abordagem à investigação e desenvolvimento através do estudo de fenómenos e da manipulação de materiais à escala atómica e molecular. A esta escala, os materiais apresentam propriedades radicalmente diferentes, potenciando o desenvolvimento de novas aplicações.
Com o projecto n&n’s (nanociências e nanotecnologias), a Ciência Viva pretende contribuir para promover a cooperação entre escolas e laboratórios de investigação que desenvolvem actividade nesta área.
O desafio consiste no convite aos alunos para a criação de um conto de ficção científica no qual sejam abordados desenvolvimentos científicos na área das nanotecnologias, dando especial atenção às suas potenciais aplicações e impacto na sociedade.
Sugerimos que o apoio aos alunos seja assegurado por professores de diferentes áreas disciplinares. A Ciência Viva, em colaboração com laboratórios portugueses, disponibiliza materiais de apoio sobre a investigação científica realizada no nosso país.

Público Alvo: alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

Áreas curriculares: Dada a sua interdisciplinaridade, o projecto pode ser enquadrado em diversas áreas curriculares, como por exemplo, Área Projecto, Física, Química, Biologia, Língua Portuguesa, Filosofia, Sociologia ou Economia.

Regras de participação: O texto do conto terá de ter uma extensão entre 3000 e 10000 caracteres (com espaços). Poderá ainda ser elaborado individualmente ou em grupo.

A submissão do conto será feita electronicamente no site do projecto, até 31 de Março de 2010. A divulgação dos resultados realizar-se-á em Maio de 2010.
Os melhores trabalhos serão seleccionados por um júri constituído por cientistas, escritores e jornalistas. Os critérios terão em conta o rigor do conteúdo científico, a criatividade e a qualidade literária dos textos.
Os melhores trabalhos serão publicados na página web da Ciência Viva e apresentados publicamente no Pavilhão do Conhecimento, numa sessão transmitida pela Ciência Viva TV.
Os autores dos três melhores trabalhos serão convidados a participar em estágios da Ocupação Científica nas Férias em instituições de áreas científicas de acordo com os seus interesses.
Paralelamente, são também apresentados outros dois concursos que abordam a temática das Nanociências e Nanotecnologias no âmbito do projecto europeu Time For Nano.

Encontram-se materiais de apoio disponibilizados por laboratórios de investigação na página do Ciência Viva:

http://www.cienciaviva.pt/projectos/n&n/

domingo, 20 de dezembro de 2009

O ano de 2009 vai despedir-se com um eclipse lunar


No dia 31 de Dezembro vai ocorrer um eclipse parcial da Lua, visível por toda a Europa, África, Ásia, parte extrema da Austrália Ocidental e no oceano Índico.
A Lua entra na penumbra às 17.15, entra na umbra às 18.52 e o meio do eclipse  ocorrerá às 19.23
A Lua sai da umbra às 19.54 e sai da penumbra às 21.30.
Será um eclipse quase que penumbral, pois a Lua atravessa o cone de sombra da Terra quase tangencialmente.

Solstício de Dezembro


No dia 21de Dezembro, pelas 17 horas e 47 minutos, vai iniciar-se no Hemisfério Norte o Inverno (ao contrário do que acontece no Hemisfério Sul que, na mesma data, inicia o Verão).
Neste dia, ocorre a noite mais longa do ano, mas a partir do próximo dia 22 de Dezembro, os dias já vão começar a crescer. Contudo, só vamos começar a dar por isso daqui por algumas semanas.


Esta estação do ano irá prolongar-se por 89,99 dias, até ao próximo equinócio que ocorre no dia 20 de Março pelas 17 horas e 32 minutos.
Os solstícios são os pontos da eclíptica em que o Sol atinge as posições máxima e mínima de altura em relação ao equador, isto é, pontos em que a declinação do Sol atinge extremos: máxima no solstício de Verão e mínima no solstício de Inverno.
A palavra de origem latina (Solstitium) está associada à ideia de que o Sol devia estar estacionário, ao atingir a sua mais alta ou mais baixa posição no céu.


Agora que o frio está em força, que saudades temos do Verão ...

Coloca a ciência no sapatinho dos teus familiares e amigos


Nesta época de troca de prendas, visita a loja do Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva antes de dares as compras de Natal por concluídas.
Guarda-chuvas com constelações, kits científicos, criaturas robóticas, jogos de construção e de caça ao tesouro, puzzles matemáticos, origamis, dinossáurios que brilham no escuro. Na loja e na livraria do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva encontrarás artigos e livros científicos que surpreenderão os teus familiares e amigos nesta Consoada, qualquer que seja a sua área de interesse ou idade.
Descobre algumas sugestões em:

http://www.pavconhecimento.pt/

 e visita a loja para conhecer toda a oferta.

A loja do Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva espera por ti de terça a sexta-feira, entre as 10h e as 18h, e aos fins-de-semana e feriados, entre as 11h e as 19h.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

CONCURSO ROCK IN RIO ESCOLA SOLAR


O Clube de Ciências Roque Gameiro Explorer, em parceria com o Núcleo de Educação Ambiental/ EcoEscolas apresentou a concurso o projecto "Missão Escola Sustentável".
O projecto encontra-se orientado para uma missão que se irá centrar em cinco eixos temáticos para a implementação de práticas concretas relacionadas com a sustentabilidade:

- Recolha selectiva de resíduos;
- Uso consciente da água e aproveitamento de águas pluviais;
- Agricultura biológica;
- Uso inteligente da energia e implementação de fontes renováveis;
- Redução de emissão de gases de efeito estufa.
A cultura de sustentabilidade ainda não é uma realidade no dia-a-dia da maioria da população do nosso país. Como educadores, entendemos que devemos pensar numa escola que promova essa aprendizagem, a fim de se ensinar a importância de atitudes de preservação, para que as gerações futuras não sofram com a degradação ambiental. Precisamos criar responsabilidade social nos nossos alunos, a fim de que sejam auto-suficientes no futuro próximo, contribuindo para uma sociedade verdadeiramente sustentável.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Premiados do problema do mês de Novembro

Com algum atraso que muito lamentamos, mas estes finais de período são trabalhosos para os alunos e  para os professores, e porque demos mais alguns dias de prazo de entrega porque sabíamos que alguns alunos queriam participar mas ainda não tinham tido oportunidade, eis a lista de premiados do problema de Novembro:

1º Ana Filipe, 9º 6ª , 10 pontos
2º João Silva, 6º 6ª , 8 pontos
3º Vera Fava, 8º3ª, 6 pontos
4º João Gonçalves, 7º 6ª , 4 pontos
5º Gonçalo Narciso, 9º 1 , 3 pontos
6º Ruben Andrade, 9º7ª , 2 pontos
7º Jessica Nunes, 7º 6ª , 1  ponto   
    Madalena Pato, 7º 6ª, 1 ponto

Os nossos parabéns à Ana Filipe que ficou em primeiro lugar, e que deve dirigir-se às coordenadoras do Clube no pavilhão E (Adelaide Amaro Rebelo ou Isabel Borges) ou à sua professora de CFQ para tomar conhecimento do seu prémio.
Agradecemos a todos os que participaram, mesmo não tendo sido premiados, e esperamos que continuem a tentar.
Não se esqueçam que há prémios mensais e um grande prémio final para o aluno que some maior pontuação.

Eis os Totais Acumulados, ou seja, a pontuação para o grande prémio final, após os dois problemas de Outubro e Novembro:

1º João Silva, 6º 6ª , 18 pontos
2º Ruben Andrade, 9º7ª , 10 pontos
    Ana Filipe, 9º 6ª , 10 pontos
3º Vera Fava, 8º3ª , 6 pontos
     Beatriz Dias, 7º2ª , 6 pontos
     Mariana Crespo, 7º2ª , 6 pontos
4º João Gonçalves, 7º 6ª, 5 pontos
5º Jessica Nunes, 7º 6ª, 4 pontos
     Mariana Costa, 7º6ª , 4 pontos
6º Gonçalo Narciso, 9º 1, 3 pontos
7º Inês Marques, 7º 6ª, 2 pontos
8º Madalena Pato, 7º 6ª , 1 ponto
    Alexandre Coelho, 7º 6ª, 1 ponto

Tudo está em aberto!
Mesmo que ainda não tenhas tentado, não deixes de o fazer no próximo mês!

O PRÉMIO FINAL VAI SER UMA GRANDE SURPRESA!!!

VAI VALER A PENA!

PROBLEMA DO MÊS - DEZEMBRO

Por lapso, foi publicado aqui no blog o problema destinado a Janeiro.
As nossas desculpas pelo sucedido, mas quem já fez não perdeu tempo: o problema "Afundanços" é para o próximo mês.
Para este mês natalício temos um mais adequado:

PROBLEMA DO MÊS
DEZEMBRO/2009
(para entregar até ao dia 5 de Janeiro)

Aroma a baunilha
Baunilha é o nome vulgarmente atribuído à essência adocicada e aromática obtida dos frutos da orquídea Vanilla planifolia. Os nomes Vanilla e “baunilha” derivam do espanhol vainilla, que significa “pequena vagem”, e foram atribuídos devido à forma do fruto.
A substância responsável pelo odor agradável da baunilha é a vanilina.
O nariz humano consegue detectar 2 microgramas (ou seja, 0,000 002 g) num metro cúbico (m3) de ar!
A vanilina (de origem natural ou sintética) é usada como aditivo não só no fabrico de alimentos (por exemplo, chocolates, doces e bebidas) mas também na produção de perfumes, sabonetes, talcos e outros.

Propomos agora o seguinte desafio:

O Luisinho estava a preparar um bolo para surpreender a mãe no Natal, cuja receita sugeria a adição de 1 g de baunilha.
Admitindo que se evaporou um milésimo da baunilha e que o aroma se espalhou pela casa, cujo volume é de 500 m3, prevê se a mãe do Luisinho sente algum cheiro quando chegar.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Visita ao Museu de Electricidade


No dia 9 de Dezembro de 2009 às 9:30h estávamos prontos para ir ao Museu da Electricidade. Quando lá chegamos os monitores de lá explicaram-nos o que iríamos fazer e dividiram-nos em dois grupos.



De seguida fomos ver como é que as caldeiras funcionavam e ver um filme sobre a antiga fábrica de electricidade que agora é este museu. Quando o filme acabou entramos numa das caldeiras para perceber melhor como funcionavam.

Vimos também algumas funções dos trabalhadores como por exemplo a do vice-cabo-fogueiro e também como funcionavam todas as máquinas da fábrica.

Por fim quando a visita acabou pudemos fazer algumas experiencias sobre a electricidade.



Madalena e Rita Challenger Team

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

O astronauta da ESA, Frank de Winne, voltou em segurança à Terra


O modulo de reentrada, Soyuz TMA-15, aterrou em segurança no Casaquistão às 13.15 (08.15 CET) do primeiro dia de Dezembro, trazendo de volta à Terra o astronauta Frank De Winne da ESA, o cosmonauta russo Roman Romanenko, e o astronauta Robert Thirsk da Agência Espacial Canadiana.
De recordar que Frank De Winne falou em directo com os alunos do Clube de Ciência no passado mês de Outubro
A aterragem marca o fim da missão OasISS que teve a duraçãode seis meses e foi a segunda mais longa da ESA na Estação Espacial Internacional (ISS). Neste voo, Frank de Winne, da Bélgica, tornou-se no primeiro europeu a comandar a maior estrutura humana alguma vez montada no espaço.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Campanha de troca de lâmpadas: sessão de sensibilização para os pais


Depois de muito trabalho a preparar uma sessão para mudar o mundo…

“Lâmpadas incandescentes ou lâmpadas economizadoras?” foi o tema desta sessão, que se realizou no dia 27 de Novembro, para explicar aos pais a diferença que faz apenas a mudança de uma lâmpada incandescente para uma lâmpada economizadora. Embora as lâmpadas incandescentes sejam mais baratas, ao fim de algum tempo acabam por ser mais caras do que as economizadoras, e o mais importante é que fazem uma grande diferença no nosso mundo!















Para contribuir para esta causa a equipa “Challenger” fez folhetos com toda a informação para os pais e a equipa “Discovery” fez dois PowerPoints onde explicava a diferença de custos económicos entre as duas lâmpadas e o que e a mudança de lâmpada contribuía para o ambiente.
Para agradecer a presença dos pais oferecemos a cada um quatro lâmpadas economizadoras, oferecendo mais quatro a quem desse uma lâmpada incandescente usada.
Agradecemos a todos os Encarregados de Educação que aqui marcaram presença e lamentamos a fraca adesão dos pais.

Mariana Crespo e Catarina Belo,
Challenger Team