Aprender Ciência - Fazer Ciência - Comunicar Ciência

Cabeças a pensar e mãos na massa!



sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

As dez melhores imagens do Hubble!!

- A galáxia do Sombrero está a 28 milhões de anos luz da Terra. As dimensões desta galáxia, oficialmente denominada M104, tem uma aparência espectacular. É composta por 800 biliões de estrelas e tem um diâmetro de 50.000 anos luz.

2º -A nebulosa da Formiga, uma nuvem de poeira cósmica e gás, cujo nome técnico é Mz3, que se assemelha a uma formiga quando observada por telescópios fixos. Esta nebulosa faz parte da nossa galáxia e dista entre 3.000 a 6.000 anos luz da Terra.

3º - A nebulosa NGC2392, chamada Esquimó, pois assemelha-se a um rosto circundado por chapéu ou gorro enrugado. Este chapéu, na realidade, é um anel formado por estruturas ou restos desagregados de estrelas mortas. A Esquimó está a 5.000 anos luz da Terra.
4º - A nebulosa Olho de Gato, que parece o olho esbugalhado do feiticeiro Sauron do filme "O senhor dos anéis".

5º - A nebulosa Ampulheta, a 8.000 anos luz, tem um estrangulamento no meio, por causa dos ventos que modelam a nebulosa serem mais fracos na sua parte central.

6º - A nebulosa do Cone; a parte que aparece na foto tem 2.5 anos luz de comprimento (o equivalente a 23 milhões de voltas ao redor da Lua!).

7º - A Tempestade Perfeita, uma pequena região da nebulosa do Cisne, distante 5.500 anos luz; é descrita como "um borbulhante oceano de hidrogénio, e pequenas quantidades de oxigénio, enxofre e outros elementos".

8º - É um halo de luz que envolve uma estrela da Via Láctea, designada por Noite Estrelada, por lembrar aos astrónomos um quadro de Van Gogh com este nome.

9º - Um redemoinho de olhos "furiosos" de duas galáxias, que se fundem, chamadas NGC 2207 e IC 2163, localizadas Constelação do Cão Maior (Canis Major) e distantes 114 milhões de anos luz.

10º- A nebulosa Trifid. É um "berçário estelar", onde nascem novas estrelas, afastado da Terra 9.000 anos luz.

1 comentário:

Anónimo disse...

Estas imagens só confirmam que o espaço é um mundo cheio de coisas fantásticas.Nunca pensámos "nós" em ver estas imagens impressionantes.

O clube é que podia organizar uma visita de estudo a algum sitío onde podessemos fazer observações nocturnas, mas era no campo sem luz. Como é obvio não veríamos as mesma imagens mas veríamos com certeza imagens muito bonitas e interessantes.

Ana Pastorinho