Um meteorito cuja queda iluminou o céu das pradarias do oeste canadiano na semana passada tinha uma massa de 10 toneladas e libertou uma energia equivalente a 300 toneladas de TNT, indicaram terça-feira, dia 25 de Novembro, os cientistas que tentam localizar o objecto extraterrestre.
O meteorito, que foi avistado na última quinta-feira dia 20 de Novembro num raio de 700 quilómetros, terá caído a sudeste da cidade de Lloydminster, perto da fronteira entre as províncias de Saskatchewan e Alberta, de acordo com um comunicado emitido por dois astrofísicos canadianos.
Quando entrou na atmosfera, este fragmento de asteróide pesava aproximadamente 10 toneladas, disse Peter Brown, investigador da Universidade Western de Ontário, que se baseia nos registos de ‘infrasons’ libertados aquando da explosão.
Centenas de pedaços de mais de 50 gramas podem ter-se dispersado em território canadiano, já que a velocidade do meteorito (14 km/s) era inferior à média habitual (20 km/s), referiu Alan Hildebrand, da Universidade Calgary.
O clarão no céu canadiano foi filmado por várias pessoas.
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário