Aprender Ciência - Fazer Ciência - Comunicar Ciência

Cabeças a pensar e mãos na massa!



quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A sonda Cassini-Huygens registou o equinócio em Saturno

Pois é! Saturno também passa por equinócios. A cada 15 anos (14,8 anos, mais exactamente), o Sol cruza o plano dos anéis de Saturno por duas vezes, da mesma maneira que o Sol cruza o nosso equador celeste em cada ano. Aqui na Terra, estes momentos assinalam mudanças de estação do ano, como aconteceu no dia 22 de Setembro. Mas em Saturno as mudanças não são tão dramáticas, não deixando de ser um acontecimento raro.
A sonda Cassini-Hyugens, enviada para estudar o planeta Saturno em 1997, permitiu registar este momento.
A foto que se segue é uma composição de 75 fotos tiradas sobre o plano dos anéis durante oito horas seguidas. As imagens passaram por um tratamento para que o brilho dos anéis fosse realçado. Caso contrário, eles nem sequer apareceriam na imagem final.

Talvez o aspecto mais interessante dessa imagem seja a sombra projectada pelos anéis. Normalmente vemos uma sequência de riscas sobre Saturno, representando as secções dos anéis, mas com o Sol a incidir exactamente na mesma linha dos anéis, todas essas riscas se juntaram para formar uma banda única bem fininha. Essa banda fininha só volta a aparecer daqui a sete anos e meio!
Mais do que um acontecimento raro, esta é uma oportunidade única para estudar as estruturas dos anéis que envolvem Saturno.




Sem comentários: