Aprender Ciência - Fazer Ciência - Comunicar Ciência

Cabeças a pensar e mãos na massa!



domingo, 1 de novembro de 2009

"1 Minuto de Astronomia" em Novembro na RTP


Estrelas portuguesas vestem camisola do Ano Internacional da Astronomia

Nuno Markl, Luís Represas, Nicolau Breyner, Sérgio Godinho e Sílvia Alberto são algumas das caras de uma equipa que vai trocar por miúdos os grandes temas do Universo.
Explicar buracos negros num minuto pode ser uma tarefa de peso para um(a) cientista; e para uma estrela da TV ou um humorista? Nuno Markl, Jorge Gabriel e Sílvia Alberto aceitaram o desafio e, com eles, muitas outras estrelas portuguesas decidiram vestir a camisola do Ano Internacional da Astronomia e
trocar por miúdos os grandes temas do Universo. O resultado passa a partir da próxima semana na RTP.
Os "astrónomos" de serviço nos spots de "1 Minuto de Astronomia" abordarão temas aparentemente tão complexos como o Big Bang, a morte do Sol, a matéria negra ou os planetas extra-solares.
O lançamento do programa de televisão constitui um dos eventos fortes das
comemorações do Ano Internacional da Astrononomia (AIA 2009).
"Se nos recordarmos que um dos principais objectivos do AIA2009 é o da promoção da Astronomia junto do grande público, e não apenas de astrónomo para astrónomo, compreendemos que o simbolismo do projecto é enorme já que coloca na voz de não especialistas conceitos de astronomia que, normalmente, apenas são transmitidos por astrónomos", frisa João Fernandes.
O coordenador nacional do AIA lembra ainda que os temas escolhidos são temas de que as pessoas ouvem frequentemente falar. Numa linguagem clara a acessível, os convidados de "1 Minuto de Astronomia" explicam complexos conceitos científicos.
Para além dos 13 episódios televisivos, existe também uma página na internet:
http://www.1minutoastronomia.org/
onde os mais curiosos poderão encontrar informações detalhadas sobre os temas abordados, desta vez explicados em pormenor por vários astrónomos e astrofísicos portugueses, e onde se encontra já o genérico do programa.
"1 Minuto de Astronomia" é patrocinado pela Ciência Viva - Agência Nacional
para a Cultura Científica e é produzido pela Science Office (scienceoffice.org) e Duvideo (www.duvideo.pt). Uma apresentação pública do projecto terá também lugar a 28 de Novembro, no Pavilhão do Conhecimento, por ocasião do encerramento da "Semana da Ciência e da Tecnologia".

Mais recursos:
1 Minuto de Astronomia Facebook: http://pt-pt.facebook.com/pages/1-Minutode-stronomia/130487293907
1 Minuto de Astronomia Twitter: https://twitter.com/1MinAstronomia
1 Minuto de Astronomia Vimeo: http://www.vimeo.com/user2178050
Ano Internacional da Astronomia 2009: http://www.astronomia2009.org/

Sem comentários: