Aprender Ciência - Fazer Ciência - Comunicar Ciência

Cabeças a pensar e mãos na massa!



quinta-feira, 11 de março de 2010

CONFINT: Conferência Internacional Infanto-Juvenil “Vamos cuidar do planeta”

A Conferência Internacional Infanto-Juvenil – Vamos Cuidar do Planeta é uma iniciativa e um convite do governo brasileiro para adolescentes e jovens do mundo inteiro virem ao Brasil debater alternativas para a construção de sociedades ambientalmente sustentáveis e socialmente justas.
Mudanças socioambientais globais, com foco nas mudanças do clima, é o tema que reunirá 900 pessoas, na maioria adolescentes entre 12 e 15 anos vindos de 60 países diferentes.
A inclusão dos jovens nas discussões da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável tem como base de princípios a Carta da Terra, o Tratado de Educação para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, e a Carta das Responsabilidades Humanas.
O objectivo desta iniciativa é possibilitar que crianças e jovens de todo o mundo se apropriem localmente de compromissos globais, assumindo responsabilidades para a construção de sociedades sustentáveis e promover uma rede de cuidados com o planeta.
Este evento realizar-se-á no dia 5 a 10 de Junho, no Brasil.

Alguns membros do Clube de Ciências assim como outros alunos da Escola também vão participar nesta iniciativa. Assim, na última semana de aulas do 2º período vão realizar conferências na escola para debater estes mesmos problemas. Nestas conferências irá ser seleccionado um par de alunos (um rapaz e uma rapariga) para representar a escola na Conferência Nacional “Vamos cuidar de Portugal” que se realizará em Lisboa nos dias 12 e 13 de Abril com alunos de outras escolas do país. É nesta conferência que irão ser seleccionados os oito alunos portugueses que irão à CONFINT no Brasil.


Rita Correia, Catarina Neves e Madalena Ventura, Challenger Team

Sem comentários: