Aprender Ciência - Fazer Ciência - Comunicar Ciência

Cabeças a pensar e mãos na massa!



quarta-feira, 10 de março de 2010

Terramoto do Chile provoca desvio do eixo da Terra???

É verdade que o mais recente e desastroso terramoto ocorrido no Chile provocou um desvio de oito centímetros do eixo da Terra, tendo também provocado uma diminuição de 1,26 microsegundos (tendo em atenção que um microsegundo é um milionésimo do segundo) no dia. Estas diferenças são imperceptíveis, mas podem ser calculadas.
Esta notícia assustou muitas pessoas, incluindo alguns alunos do Clube de Ciências que puseram em questão a sua sobrevivência!
Resolvemos então esclarecer o que se passa realmente! O terramoto de 2004 na Indonésio, sendo o mais relembrado e desastroso dos últimos tempos, provocou também um desvio do pólo norte de 2,5 cm e uma diminuição do dia de 2,68 microsegundos (relembrando que um microssegundo corresponde a um milonésimo do segundo).
Todos os sismos têm efeitos na rotação da Terra devido à movimentação de massas sobre as suas superfícies. Sempre que, num corpo em rotação, se altera a forma como a massa se distribui em torno do eixo, a sua velocidade varia. Os sismos em geral tem origem nas placas tectónicas. Quando ocorre a formação de uma elevação na superfície terrestre, há uma pequena desaceleração no movimento de rotação da Terra. O oposto, ou seja, a formação de uma depressão, ocasiona um pequeno aumento da velocidade.
Concluímos então que estes efeitos são relativamente normais, pois a Terra encontra-se em movimento!



Mariana Crespo, Challenger Team

Sem comentários: