Aprender Ciência - Fazer Ciência - Comunicar Ciência

Cabeças a pensar e mãos na massa!



sexta-feira, 2 de outubro de 2009

China apresenta o mais completo mapa lunar


Está terminado o mais completo mapa da superfície lunar. A sonda chinesa Chang’e 1 filmou mais de nove milhões de unidades de informação com as quais os cientistas elaboraram um planisfério de três quilómetros por pixel de resolução.
Segundo a agência oficial Xinhua, o mapa será utilizado por especialistas chineses para o estudo da formação geológica da Lua e a sua evolução.
O mapa é também “uma base para o estabelecimento de futuros projectos científicos” da China na Lua, realçou o investigador Liu Xianlin, chefe da equipa de especialistas que realizou o trabalho cartográfico.
O programa espacial lunar chinês prepara-se agora para iniciar a sua segunda fase, que inclui a colocação de um veículo na Lua para recolha de amostras do solo.
No futuro, ainda sem data concreta definida, o país asiático pretende enviar uma missão tripulada ao satélite da Terra.
A China é hoje um dos países mais ambiciosos no que diz respeito à exploração lunar. De recordar que no passado dia 14, Pequim anunciou o início da construção na cidade de Wenchang daquele que será o seu quarto centro espacial. O complexo estará concluído em 2013.


in www.cienciahoje.pt

Sem comentários: