Aprender Ciência - Fazer Ciência - Comunicar Ciência

Cabeças a pensar e mãos na massa!



quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

31 de Dezembro: a segunda lua cheia do mês coincice com o eclipse da Lua

O fenómeno raro da chamada ‘‘lua azul’’, ocasião em que a lua cheia coincide aparecer duas vezes no mesmo mês, vai mais uma vez brilhar no céu, dois anos após a última vez em que aconteceu, que também noticiámos no nosso blog (ver Arquivo de Junho 2007). A próxima - após a de Dezembro - será em Agosto de 2012.
Como já dissemos nessa altura, apesar do nome "lua azul", o fenómeno não tem qualquer relação com mudanças na cor do satélite. O apelido foi dado em função da raridade com que o ciclo lunar, cuja duração é de 29 dias e meio, ocorre por completo dentro de um único mês, possibilitando a aparição de dois períodos de lua cheia. Neste mês de Dezembro, o primeiro ciclo da lua cheia ocorreu no dia 02 às 7h30. O fenómeno da nossa lua azul vai ocorrer no final do mês de Dezembro dia 31 às 19h13.
Conta-se que a origem do apelido lua azul remonta do século 16, quando algumas pessoas que observavam a lua a olho nu achavam que ela era azul. Anos depois, explica, discussões a respeito mostraram que era um absurdo a lua ser azul, o que gerou um novo conceito para lua azul como significado de ‘‘nunca’’. Com esse significado de algo muito raro, começou-se a dizer que a segunda lua cheia de um mês era uma ‘‘lua azul’’.
Apesar de o fenómeno não ter relação com a coloração do satélite, conta-se que há registos na história de que a lua realmente aparentava a cor azul. Foi em 1883, quando houve uma explosão do vulcão Krakatoa, na Indonésia, e os gases em expansão na atmosfera fizeram com que a lua bem próxima do horizonte tivesse a aparência azulada. ‘‘Isso foi visto no mundo todo por quase um ano’’, disse um astrónomo. Outro episódio ocorreu em 1951, quando um grande incêndio nas florestas do Oeste do Canadá lançou muitas partículas na atmosfera, criando o mesmo efeito que o Krakatoa, mas visível apenas na América do Norte.

Sem comentários: