Aprender Ciência - Fazer Ciência - Comunicar Ciência

Cabeças a pensar e mãos na massa!



domingo, 20 de dezembro de 2009

Solstício de Dezembro


No dia 21de Dezembro, pelas 17 horas e 47 minutos, vai iniciar-se no Hemisfério Norte o Inverno (ao contrário do que acontece no Hemisfério Sul que, na mesma data, inicia o Verão).
Neste dia, ocorre a noite mais longa do ano, mas a partir do próximo dia 22 de Dezembro, os dias já vão começar a crescer. Contudo, só vamos começar a dar por isso daqui por algumas semanas.


Esta estação do ano irá prolongar-se por 89,99 dias, até ao próximo equinócio que ocorre no dia 20 de Março pelas 17 horas e 32 minutos.
Os solstícios são os pontos da eclíptica em que o Sol atinge as posições máxima e mínima de altura em relação ao equador, isto é, pontos em que a declinação do Sol atinge extremos: máxima no solstício de Verão e mínima no solstício de Inverno.
A palavra de origem latina (Solstitium) está associada à ideia de que o Sol devia estar estacionário, ao atingir a sua mais alta ou mais baixa posição no céu.


Agora que o frio está em força, que saudades temos do Verão ...

1 comentário:

Jorge disse...

Linda imagem (apesar do frio).
O equinócio de Março é o meu momento preferido do ano. Já agora, aproveitando a explicação da raiz latina de "solstício", "equinócio" vem do latim "aequus" (igual) e "nox" (noite). Em 2010, o meu equinócio favorito acontecerá mais cedo do que, por exemplo, em 2007. Sabem porquê?
(eheheh... toca a escrever a resposta)