Aprender Ciência - Fazer Ciência - Comunicar Ciência

Cabeças a pensar e mãos na massa!



segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

n&n’s - nanociências e nanotecnologias


As Nanociências e Nanotecnologias constituem uma nova abordagem à investigação e desenvolvimento através do estudo de fenómenos e da manipulação de materiais à escala atómica e molecular. A esta escala, os materiais apresentam propriedades radicalmente diferentes, potenciando o desenvolvimento de novas aplicações.
Com o projecto n&n’s (nanociências e nanotecnologias), a Ciência Viva pretende contribuir para promover a cooperação entre escolas e laboratórios de investigação que desenvolvem actividade nesta área.
O desafio consiste no convite aos alunos para a criação de um conto de ficção científica no qual sejam abordados desenvolvimentos científicos na área das nanotecnologias, dando especial atenção às suas potenciais aplicações e impacto na sociedade.
Sugerimos que o apoio aos alunos seja assegurado por professores de diferentes áreas disciplinares. A Ciência Viva, em colaboração com laboratórios portugueses, disponibiliza materiais de apoio sobre a investigação científica realizada no nosso país.

Público Alvo: alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

Áreas curriculares: Dada a sua interdisciplinaridade, o projecto pode ser enquadrado em diversas áreas curriculares, como por exemplo, Área Projecto, Física, Química, Biologia, Língua Portuguesa, Filosofia, Sociologia ou Economia.

Regras de participação: O texto do conto terá de ter uma extensão entre 3000 e 10000 caracteres (com espaços). Poderá ainda ser elaborado individualmente ou em grupo.

A submissão do conto será feita electronicamente no site do projecto, até 31 de Março de 2010. A divulgação dos resultados realizar-se-á em Maio de 2010.
Os melhores trabalhos serão seleccionados por um júri constituído por cientistas, escritores e jornalistas. Os critérios terão em conta o rigor do conteúdo científico, a criatividade e a qualidade literária dos textos.
Os melhores trabalhos serão publicados na página web da Ciência Viva e apresentados publicamente no Pavilhão do Conhecimento, numa sessão transmitida pela Ciência Viva TV.
Os autores dos três melhores trabalhos serão convidados a participar em estágios da Ocupação Científica nas Férias em instituições de áreas científicas de acordo com os seus interesses.
Paralelamente, são também apresentados outros dois concursos que abordam a temática das Nanociências e Nanotecnologias no âmbito do projecto europeu Time For Nano.

Encontram-se materiais de apoio disponibilizados por laboratórios de investigação na página do Ciência Viva:

http://www.cienciaviva.pt/projectos/n&n/

Sem comentários: