Aprender Ciência - Fazer Ciência - Comunicar Ciência

Cabeças a pensar e mãos na massa!



quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

31 de Dezembro: a segunda lua cheia do mês coincice com o eclipse da Lua

O fenómeno raro da chamada ‘‘lua azul’’, ocasião em que a lua cheia coincide aparecer duas vezes no mesmo mês, vai mais uma vez brilhar no céu, dois anos após a última vez em que aconteceu, que também noticiámos no nosso blog (ver Arquivo de Junho 2007). A próxima - após a de Dezembro - será em Agosto de 2012.
Como já dissemos nessa altura, apesar do nome "lua azul", o fenómeno não tem qualquer relação com mudanças na cor do satélite. O apelido foi dado em função da raridade com que o ciclo lunar, cuja duração é de 29 dias e meio, ocorre por completo dentro de um único mês, possibilitando a aparição de dois períodos de lua cheia. Neste mês de Dezembro, o primeiro ciclo da lua cheia ocorreu no dia 02 às 7h30. O fenómeno da nossa lua azul vai ocorrer no final do mês de Dezembro dia 31 às 19h13.
Conta-se que a origem do apelido lua azul remonta do século 16, quando algumas pessoas que observavam a lua a olho nu achavam que ela era azul. Anos depois, explica, discussões a respeito mostraram que era um absurdo a lua ser azul, o que gerou um novo conceito para lua azul como significado de ‘‘nunca’’. Com esse significado de algo muito raro, começou-se a dizer que a segunda lua cheia de um mês era uma ‘‘lua azul’’.
Apesar de o fenómeno não ter relação com a coloração do satélite, conta-se que há registos na história de que a lua realmente aparentava a cor azul. Foi em 1883, quando houve uma explosão do vulcão Krakatoa, na Indonésia, e os gases em expansão na atmosfera fizeram com que a lua bem próxima do horizonte tivesse a aparência azulada. ‘‘Isso foi visto no mundo todo por quase um ano’’, disse um astrónomo. Outro episódio ocorreu em 1951, quando um grande incêndio nas florestas do Oeste do Canadá lançou muitas partículas na atmosfera, criando o mesmo efeito que o Krakatoa, mas visível apenas na América do Norte.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

n&n’s - nanociências e nanotecnologias


As Nanociências e Nanotecnologias constituem uma nova abordagem à investigação e desenvolvimento através do estudo de fenómenos e da manipulação de materiais à escala atómica e molecular. A esta escala, os materiais apresentam propriedades radicalmente diferentes, potenciando o desenvolvimento de novas aplicações.
Com o projecto n&n’s (nanociências e nanotecnologias), a Ciência Viva pretende contribuir para promover a cooperação entre escolas e laboratórios de investigação que desenvolvem actividade nesta área.
O desafio consiste no convite aos alunos para a criação de um conto de ficção científica no qual sejam abordados desenvolvimentos científicos na área das nanotecnologias, dando especial atenção às suas potenciais aplicações e impacto na sociedade.
Sugerimos que o apoio aos alunos seja assegurado por professores de diferentes áreas disciplinares. A Ciência Viva, em colaboração com laboratórios portugueses, disponibiliza materiais de apoio sobre a investigação científica realizada no nosso país.

Público Alvo: alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

Áreas curriculares: Dada a sua interdisciplinaridade, o projecto pode ser enquadrado em diversas áreas curriculares, como por exemplo, Área Projecto, Física, Química, Biologia, Língua Portuguesa, Filosofia, Sociologia ou Economia.

Regras de participação: O texto do conto terá de ter uma extensão entre 3000 e 10000 caracteres (com espaços). Poderá ainda ser elaborado individualmente ou em grupo.

A submissão do conto será feita electronicamente no site do projecto, até 31 de Março de 2010. A divulgação dos resultados realizar-se-á em Maio de 2010.
Os melhores trabalhos serão seleccionados por um júri constituído por cientistas, escritores e jornalistas. Os critérios terão em conta o rigor do conteúdo científico, a criatividade e a qualidade literária dos textos.
Os melhores trabalhos serão publicados na página web da Ciência Viva e apresentados publicamente no Pavilhão do Conhecimento, numa sessão transmitida pela Ciência Viva TV.
Os autores dos três melhores trabalhos serão convidados a participar em estágios da Ocupação Científica nas Férias em instituições de áreas científicas de acordo com os seus interesses.
Paralelamente, são também apresentados outros dois concursos que abordam a temática das Nanociências e Nanotecnologias no âmbito do projecto europeu Time For Nano.

Encontram-se materiais de apoio disponibilizados por laboratórios de investigação na página do Ciência Viva:

http://www.cienciaviva.pt/projectos/n&n/

domingo, 20 de dezembro de 2009

O ano de 2009 vai despedir-se com um eclipse lunar


No dia 31 de Dezembro vai ocorrer um eclipse parcial da Lua, visível por toda a Europa, África, Ásia, parte extrema da Austrália Ocidental e no oceano Índico.
A Lua entra na penumbra às 17.15, entra na umbra às 18.52 e o meio do eclipse  ocorrerá às 19.23
A Lua sai da umbra às 19.54 e sai da penumbra às 21.30.
Será um eclipse quase que penumbral, pois a Lua atravessa o cone de sombra da Terra quase tangencialmente.

Solstício de Dezembro


No dia 21de Dezembro, pelas 17 horas e 47 minutos, vai iniciar-se no Hemisfério Norte o Inverno (ao contrário do que acontece no Hemisfério Sul que, na mesma data, inicia o Verão).
Neste dia, ocorre a noite mais longa do ano, mas a partir do próximo dia 22 de Dezembro, os dias já vão começar a crescer. Contudo, só vamos começar a dar por isso daqui por algumas semanas.


Esta estação do ano irá prolongar-se por 89,99 dias, até ao próximo equinócio que ocorre no dia 20 de Março pelas 17 horas e 32 minutos.
Os solstícios são os pontos da eclíptica em que o Sol atinge as posições máxima e mínima de altura em relação ao equador, isto é, pontos em que a declinação do Sol atinge extremos: máxima no solstício de Verão e mínima no solstício de Inverno.
A palavra de origem latina (Solstitium) está associada à ideia de que o Sol devia estar estacionário, ao atingir a sua mais alta ou mais baixa posição no céu.


Agora que o frio está em força, que saudades temos do Verão ...

Coloca a ciência no sapatinho dos teus familiares e amigos


Nesta época de troca de prendas, visita a loja do Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva antes de dares as compras de Natal por concluídas.
Guarda-chuvas com constelações, kits científicos, criaturas robóticas, jogos de construção e de caça ao tesouro, puzzles matemáticos, origamis, dinossáurios que brilham no escuro. Na loja e na livraria do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva encontrarás artigos e livros científicos que surpreenderão os teus familiares e amigos nesta Consoada, qualquer que seja a sua área de interesse ou idade.
Descobre algumas sugestões em:

http://www.pavconhecimento.pt/

 e visita a loja para conhecer toda a oferta.

A loja do Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva espera por ti de terça a sexta-feira, entre as 10h e as 18h, e aos fins-de-semana e feriados, entre as 11h e as 19h.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

CONCURSO ROCK IN RIO ESCOLA SOLAR


O Clube de Ciências Roque Gameiro Explorer, em parceria com o Núcleo de Educação Ambiental/ EcoEscolas apresentou a concurso o projecto "Missão Escola Sustentável".
O projecto encontra-se orientado para uma missão que se irá centrar em cinco eixos temáticos para a implementação de práticas concretas relacionadas com a sustentabilidade:

- Recolha selectiva de resíduos;
- Uso consciente da água e aproveitamento de águas pluviais;
- Agricultura biológica;
- Uso inteligente da energia e implementação de fontes renováveis;
- Redução de emissão de gases de efeito estufa.
A cultura de sustentabilidade ainda não é uma realidade no dia-a-dia da maioria da população do nosso país. Como educadores, entendemos que devemos pensar numa escola que promova essa aprendizagem, a fim de se ensinar a importância de atitudes de preservação, para que as gerações futuras não sofram com a degradação ambiental. Precisamos criar responsabilidade social nos nossos alunos, a fim de que sejam auto-suficientes no futuro próximo, contribuindo para uma sociedade verdadeiramente sustentável.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Premiados do problema do mês de Novembro

Com algum atraso que muito lamentamos, mas estes finais de período são trabalhosos para os alunos e  para os professores, e porque demos mais alguns dias de prazo de entrega porque sabíamos que alguns alunos queriam participar mas ainda não tinham tido oportunidade, eis a lista de premiados do problema de Novembro:

1º Ana Filipe, 9º 6ª , 10 pontos
2º João Silva, 6º 6ª , 8 pontos
3º Vera Fava, 8º3ª, 6 pontos
4º João Gonçalves, 7º 6ª , 4 pontos
5º Gonçalo Narciso, 9º 1 , 3 pontos
6º Ruben Andrade, 9º7ª , 2 pontos
7º Jessica Nunes, 7º 6ª , 1  ponto   
    Madalena Pato, 7º 6ª, 1 ponto

Os nossos parabéns à Ana Filipe que ficou em primeiro lugar, e que deve dirigir-se às coordenadoras do Clube no pavilhão E (Adelaide Amaro Rebelo ou Isabel Borges) ou à sua professora de CFQ para tomar conhecimento do seu prémio.
Agradecemos a todos os que participaram, mesmo não tendo sido premiados, e esperamos que continuem a tentar.
Não se esqueçam que há prémios mensais e um grande prémio final para o aluno que some maior pontuação.

Eis os Totais Acumulados, ou seja, a pontuação para o grande prémio final, após os dois problemas de Outubro e Novembro:

1º João Silva, 6º 6ª , 18 pontos
2º Ruben Andrade, 9º7ª , 10 pontos
    Ana Filipe, 9º 6ª , 10 pontos
3º Vera Fava, 8º3ª , 6 pontos
     Beatriz Dias, 7º2ª , 6 pontos
     Mariana Crespo, 7º2ª , 6 pontos
4º João Gonçalves, 7º 6ª, 5 pontos
5º Jessica Nunes, 7º 6ª, 4 pontos
     Mariana Costa, 7º6ª , 4 pontos
6º Gonçalo Narciso, 9º 1, 3 pontos
7º Inês Marques, 7º 6ª, 2 pontos
8º Madalena Pato, 7º 6ª , 1 ponto
    Alexandre Coelho, 7º 6ª, 1 ponto

Tudo está em aberto!
Mesmo que ainda não tenhas tentado, não deixes de o fazer no próximo mês!

O PRÉMIO FINAL VAI SER UMA GRANDE SURPRESA!!!

VAI VALER A PENA!

PROBLEMA DO MÊS - DEZEMBRO

Por lapso, foi publicado aqui no blog o problema destinado a Janeiro.
As nossas desculpas pelo sucedido, mas quem já fez não perdeu tempo: o problema "Afundanços" é para o próximo mês.
Para este mês natalício temos um mais adequado:

PROBLEMA DO MÊS
DEZEMBRO/2009
(para entregar até ao dia 5 de Janeiro)

Aroma a baunilha
Baunilha é o nome vulgarmente atribuído à essência adocicada e aromática obtida dos frutos da orquídea Vanilla planifolia. Os nomes Vanilla e “baunilha” derivam do espanhol vainilla, que significa “pequena vagem”, e foram atribuídos devido à forma do fruto.
A substância responsável pelo odor agradável da baunilha é a vanilina.
O nariz humano consegue detectar 2 microgramas (ou seja, 0,000 002 g) num metro cúbico (m3) de ar!
A vanilina (de origem natural ou sintética) é usada como aditivo não só no fabrico de alimentos (por exemplo, chocolates, doces e bebidas) mas também na produção de perfumes, sabonetes, talcos e outros.

Propomos agora o seguinte desafio:

O Luisinho estava a preparar um bolo para surpreender a mãe no Natal, cuja receita sugeria a adição de 1 g de baunilha.
Admitindo que se evaporou um milésimo da baunilha e que o aroma se espalhou pela casa, cujo volume é de 500 m3, prevê se a mãe do Luisinho sente algum cheiro quando chegar.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Visita ao Museu de Electricidade


No dia 9 de Dezembro de 2009 às 9:30h estávamos prontos para ir ao Museu da Electricidade. Quando lá chegamos os monitores de lá explicaram-nos o que iríamos fazer e dividiram-nos em dois grupos.



De seguida fomos ver como é que as caldeiras funcionavam e ver um filme sobre a antiga fábrica de electricidade que agora é este museu. Quando o filme acabou entramos numa das caldeiras para perceber melhor como funcionavam.

Vimos também algumas funções dos trabalhadores como por exemplo a do vice-cabo-fogueiro e também como funcionavam todas as máquinas da fábrica.

Por fim quando a visita acabou pudemos fazer algumas experiencias sobre a electricidade.



Madalena e Rita Challenger Team

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

O astronauta da ESA, Frank de Winne, voltou em segurança à Terra


O modulo de reentrada, Soyuz TMA-15, aterrou em segurança no Casaquistão às 13.15 (08.15 CET) do primeiro dia de Dezembro, trazendo de volta à Terra o astronauta Frank De Winne da ESA, o cosmonauta russo Roman Romanenko, e o astronauta Robert Thirsk da Agência Espacial Canadiana.
De recordar que Frank De Winne falou em directo com os alunos do Clube de Ciência no passado mês de Outubro
A aterragem marca o fim da missão OasISS que teve a duraçãode seis meses e foi a segunda mais longa da ESA na Estação Espacial Internacional (ISS). Neste voo, Frank de Winne, da Bélgica, tornou-se no primeiro europeu a comandar a maior estrutura humana alguma vez montada no espaço.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Campanha de troca de lâmpadas: sessão de sensibilização para os pais


Depois de muito trabalho a preparar uma sessão para mudar o mundo…

“Lâmpadas incandescentes ou lâmpadas economizadoras?” foi o tema desta sessão, que se realizou no dia 27 de Novembro, para explicar aos pais a diferença que faz apenas a mudança de uma lâmpada incandescente para uma lâmpada economizadora. Embora as lâmpadas incandescentes sejam mais baratas, ao fim de algum tempo acabam por ser mais caras do que as economizadoras, e o mais importante é que fazem uma grande diferença no nosso mundo!















Para contribuir para esta causa a equipa “Challenger” fez folhetos com toda a informação para os pais e a equipa “Discovery” fez dois PowerPoints onde explicava a diferença de custos económicos entre as duas lâmpadas e o que e a mudança de lâmpada contribuía para o ambiente.
Para agradecer a presença dos pais oferecemos a cada um quatro lâmpadas economizadoras, oferecendo mais quatro a quem desse uma lâmpada incandescente usada.
Agradecemos a todos os Encarregados de Educação que aqui marcaram presença e lamentamos a fraca adesão dos pais.

Mariana Crespo e Catarina Belo,
Challenger Team

domingo, 22 de novembro de 2009

Lâmpadas e mais lâmpadas: como escolher?

No próximo dia 27 Novembro pelas 18.45h na sala H1, os alunos do Clube de Ciências irão promover uma recepção/sessão de esclarecimento de filhos para Pais sobre Lâmpadas e mais lâmpadas! Como escolher?
Diz aos teus pais para aparecerem e trazerem uma lâmpada de incandescência (nova ou velha tanto faz) e receberão em troca quatro novas lâmpadas economizadoras!


Feira do Livro de Divulgação Científica

Nos dias 23, 24 e 25 de Novembro vai realizar-se a Feira do Livro de Divulgação Cientifica na Biblioteca Escolar/ Centro de Recursos Educativos, onde poderás adquirir publicações sobre ciência.. Esta iniciativa tem como objectivos fomentar o gosto pela ciência e a curiosidade científica, e insere-se nas comemorações da Semana da Ciência e Tecnologia. Vai ainda estar patente uma exposição de trabalhos sobre Rómulo de Carvalho.

Além disso, no dia 24 de Novembro poderás "mexer" nas experiências de Física de Rómulo de Carvalho dinamizadas pelos alunos do Clube de Ciências.



quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Rómulo de Carvalho (1906-1997)


Professor de Química e Física, poeta, investigador, historiador, escritor, fotógrafo, pintor e ilustrador, Rómulo Vasco da Gama de Carvalho, filho de um funcionário dos correios e telégrafos, José Avelino da Gama de Carvalho e de uma dona de casa, Rosa das Dores Oliveira Gama de Carvalho, que tinha como grande paixão a literatura apesar de contar somente com a instrução primária, nasceu a 24 de Novembro de 1906 na Rua do Arco do Limoeiro (hoje Rua Augusto Rosa) na lisboeta freguesia da Sé. Aí cresceu, juntamente com as irmãs, numa casa modesta e num ambiente familiar tranquilo. Aos 5 anos escreveu os primeiros poemas e aos 10 decide completar "Os Lusíadas" de Camões. No entanto, a par desta inclinação flagrante para as letras, quando, ao entrar para o liceu Gil Vicente, toma pela primeira vez contacto com as ciências, desperta nele um novo interesse, que se vai intensificando com o passar dos anos e se torna predominante no seu último ano de liceu. Em 1932, um ano depois de se ter licenciado, forma-se em ciências pedagógicas na faculdade de letras da cidade invicta, prenunciando assim qual será a sua actividade principal daí para a frente e durante 40 anos professor e pedagogo. Começando por estagiar no liceu Pedro Nunes e ensinar durante 14 anos no liceu Camões, Rómulo de Carvalho é, depois, convidado a ir leccionar para o liceu D. João III, em Coimbra, permanecendo aí até, passados oito anos, regressar a Lisboa, convidado para professor metodólogo do grupo de Físico-Químicas do liceu Pedro Nunes.

Rita Correia, Challenger Team

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Física para o povo/ A Física no dia-a-dia


No dia 24 de Novembro os alunos do Clube de Ciência vão realizar algumas experiências do livro Física para o povo/ A Fisica no dia-a-dia de Rómulo de Carvalho para os colegas mais novos de 2º ciclo. Esta actividade, que vai decorrer na BE/CRE, destina-se a assinalar o Dia Nacional da Cultura Científica, data em que se celebra o nascimento de Rómulo de Carvalho.

http://www.cienciaviva.pt/semanact/edicao2009/index.asp?accao=showpaginado&pag=3&soproj=&pesq=

domingo, 15 de novembro de 2009

NASA confirma que há grandes quantidades de água na Lua

A NASA anunciou que a água na Lua está mais espalhada e em maiores quantidades do que até agora se suspeitava.


A NASA confirmou que existe água gelada em grandes quantidades no pólo sul da Lua, a partir dos últimos dados da missão que levou o satélite LCROSS a despenhar-se a grande velocidade na grande cratera Cabeus, no dia 9 de Outubro.
Esta depressão localizada no pólo sul da Lua está permanentemente na sombra, numa região onde a temperatura nunca sobe acima dos 170 graus negativos. O violento impacto do LCROSS na Cabeus provocou um jacto de vapor de 1,6 km de altura equivalente a mais de cem litros de água.
Antes de deixarem de funcionar, os sensores da nave (espectrómetros de infravermelhos e ultravioletas) detectaram vapor de água e gelo.
A nave Lunar Reconnaissance Orbiter, que acompanhou esta missão, vai continuar em órbita à volta da Lua, fotografando e enviando dados sobre o impacto na cratera Cabeus.
Com os novos dados da nave Lunar Prospector, lançada em 1998, os cientistas da NASA estimaram que a quantidade de gelo no solo lunar se poderia situar entre um e três quilómetros cúbicos, com uma concentração de 900 gramas por tonelada de solo.
Missões posteriores dos EUA, Europa, Japão e China analisaram também a presença de água na Lua. Mas foram os dados da nave indiana Chandrayaan-1 e da sua Moon Impact Probe, lançada sobre a cratera Shackleton no pólo sul da Lua em 14 de Novembro de 2008, que trouxeram mais novidades.
Com efeito, esses dados foram analisados pela NASA, que confirmou a 25 de Setembro de 2009 a existência de água em vastas áreas da superfície da Lua, embora em concentrações reduzidas.
A confirmação da presença de água na Lua em quantidades apreciáveis é fundamental para tornar viável, no futuro, a existência de uma ou mais bases permanentes no único satélite natural da Terra. A água poderia ser usada para consumo humano e para o fabrico de combustível.


Alexandre Coelho, Lunar Team

terça-feira, 10 de novembro de 2009

PROBLEMA DO MÊS - NOVEMBRO

(para entregar até ao dia 30 de Novembro)


A corrida

O Huguinho e o Zezinho vão fazer uma corrida numa pista circular de 350 metros de comprimento. Partem lado a lado no mesmo instante.
O Huguinho corre com uma velocidade constante de 7 m/s e o Zezinho com velocidade constante de 5 m/s.

a) Em quanto tempo, após o início, o Huguinho terá vantagem de 1 volta sobre o Zezinho?

b) Quantas voltas de vantagem terá o Huguinho após terem decorrido 8 minutos e 10 segundos?

E eis os premiados do problema do mês de Outubro

1º João Silva , 6º 6ª , 10 pontos
2º Ruben Andrade, 9º7ª, 8 pontos
3º Beatriz Dias, 7º2ª, 6 pontos
    Mariana Crespo, 7º2ª , 6 pontos
4º Mariana Costa, 7º6ª, 4 pontos
5º Jessica Nunes, 7º 6ª, 3 pontos
6º Inês Marques, 7º 6ª , 2 pontos
7º Alexandre Coelho, 7º 6ª, 1 ponto
    João Gonçalves, 7º 6ª, 1 ponto

Os nossos parabéns ao João Silva que ficou em primeiro lugar, e que deve dirigir-se às coordenadoras do Clube no pavilhão E (Adelaide Amaro Rebelo ou Isabel Borges) para receber o seu prémio.
Agradecemos a todos os que participaram, mesmo não tendo sido premiados, e esperamos que continuem a tentar.
Não se esqueçam que há prémios mensais e um grande prémio final para o aluno que some maior pontuação.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Bem Vindos ao Clube de Ciência (Mais uma equipa)

Já escolhemos o nome para mais uma equipa do Clube: Discovery Team! Finalmente uma equipa de jeito! hehehe era só a brincar. A nossa team leader é a Sofia Saraiva (após uma decisão democrática =D).
Neste momento estamos a preparar uma pequena surpresa para os pais e encarregados de educação. Em breve receberão um convite.
Temos andado a promover a campanha da E.D.P.: a receber lâmpadas incandescentes em troca de lâmpadas económicas, não se esqueçam de trazer a vossa! Vale a pena, poupando o custo da lâmpada (leva 4 ainda por cima!) ainda poupa em energia e uns euros ao fim do mês na conta de electricidade!

Vanessa Almeida, Discovery Team.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

E agora eu sou Galileu



No dia 14 de Novembro de 2009, os alunos do Clube de Ciência vão ao Centro Ciência Viva desenvolver a actividade "E agora eu sou Galileu". Esta iniciativa pretende recriar as observações feitas por Galileu há 400 anos. Nas observações nocturnas poderemos observar Júpiter e os seus satélites e as crateras da Lua, e nas observações diurnas as manchas solares.

domingo, 1 de novembro de 2009

"1 Minuto de Astronomia" em Novembro na RTP


Estrelas portuguesas vestem camisola do Ano Internacional da Astronomia

Nuno Markl, Luís Represas, Nicolau Breyner, Sérgio Godinho e Sílvia Alberto são algumas das caras de uma equipa que vai trocar por miúdos os grandes temas do Universo.
Explicar buracos negros num minuto pode ser uma tarefa de peso para um(a) cientista; e para uma estrela da TV ou um humorista? Nuno Markl, Jorge Gabriel e Sílvia Alberto aceitaram o desafio e, com eles, muitas outras estrelas portuguesas decidiram vestir a camisola do Ano Internacional da Astronomia e
trocar por miúdos os grandes temas do Universo. O resultado passa a partir da próxima semana na RTP.
Os "astrónomos" de serviço nos spots de "1 Minuto de Astronomia" abordarão temas aparentemente tão complexos como o Big Bang, a morte do Sol, a matéria negra ou os planetas extra-solares.
O lançamento do programa de televisão constitui um dos eventos fortes das
comemorações do Ano Internacional da Astrononomia (AIA 2009).
"Se nos recordarmos que um dos principais objectivos do AIA2009 é o da promoção da Astronomia junto do grande público, e não apenas de astrónomo para astrónomo, compreendemos que o simbolismo do projecto é enorme já que coloca na voz de não especialistas conceitos de astronomia que, normalmente, apenas são transmitidos por astrónomos", frisa João Fernandes.
O coordenador nacional do AIA lembra ainda que os temas escolhidos são temas de que as pessoas ouvem frequentemente falar. Numa linguagem clara a acessível, os convidados de "1 Minuto de Astronomia" explicam complexos conceitos científicos.
Para além dos 13 episódios televisivos, existe também uma página na internet:
http://www.1minutoastronomia.org/
onde os mais curiosos poderão encontrar informações detalhadas sobre os temas abordados, desta vez explicados em pormenor por vários astrónomos e astrofísicos portugueses, e onde se encontra já o genérico do programa.
"1 Minuto de Astronomia" é patrocinado pela Ciência Viva - Agência Nacional
para a Cultura Científica e é produzido pela Science Office (scienceoffice.org) e Duvideo (www.duvideo.pt). Uma apresentação pública do projecto terá também lugar a 28 de Novembro, no Pavilhão do Conhecimento, por ocasião do encerramento da "Semana da Ciência e da Tecnologia".

Mais recursos:
1 Minuto de Astronomia Facebook: http://pt-pt.facebook.com/pages/1-Minutode-stronomia/130487293907
1 Minuto de Astronomia Twitter: https://twitter.com/1MinAstronomia
1 Minuto de Astronomia Vimeo: http://www.vimeo.com/user2178050
Ano Internacional da Astronomia 2009: http://www.astronomia2009.org/

Efemérides de Novembro

De 14 a 21 de Novembro:
Poderemos observar um número elevado de meteoros a rasgar os céus irradiando da zona da constelação de Leão. O fenómeno das Leónidas consiste numa chuva de estrelas associada à passagem do cometa Tempel-Tuttle.

Fases da Lua
Lua Cheia - 2 de Nov.
Quarto Minguante - 9 de Nov.
Lua Nova - 16 de Nov.
Quarto Crescente - 24 de Nov.

Visibilidade dos Planetas (para meados do mês)
Mercúrio - das 8:00h às 17:39h na constelação de Escorpião
Vénus - das 6:13h às 16:45h na constelação de Balança
Marte - das 22:50h às 13:03h na constelação de Caranguejo
Júpiter - das 13:08h às 23:26h na constelação de Capricórnio
Saturno - das 2:55h às 15:06h na constelação da Virgem
Úrano - das 14:33h às 2:18h na constelação dos Aquário
Neptuno - das 13:18h às 23:50h na constelação do Capricórnio

Objecto Celeste do mês (com culminação perto das 22:00h em meados do mês)
Galáxia do Escultor (NGC 253) - É uma galáxia espiral barrada com magnitude 7,9 a uma distância de 10 milhões de anos na direcção do Escultor. É a galáxia mais brilhante do Grupo do Escultor, que é o grupo de galáxias mais próximo do nosso Grupo Local, na direcção do pólo sul galáctico. É uma das galáxias mais fáceis de observar apesar de, em Portugal, não passar os 25º de altura.

sábado, 31 de outubro de 2009

Cassini Cientista por um dia II

A Rita Correia, a Madalena Ventura e a Catarina Neves do Challenger Team participaram neste concurso no escalão B.



"Caído em Titã" foi o nome que a Rita e a Madalena deram ao seu trabalho, e a Catarina escreveu "Uma viagem a Saturno".
Boa sorte, meninas!
Ficamos todos a torcer por vocês.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Bem-vindos ao Clube de Ciência!!

Os novos membros do Clube de Ciência tiveram a sua primeira sessão na semana de 19 a 23 de Outubro. Nessa sessão, os três grupos constituídos (Surveyor Team, Lunar Team e Challenger Team), ficaram a saber muito mais sobre o clube e a sua forma de funcionamento.

Cada grupo ficou ainda a conhecer o seu Team leader: o Ruben Andrade, do Surveyor Team, foi escolhido por antiguidade, o João Gonçalves, do Lunar Team, foi escolhido por unanimidade dos restantes membros, e a Mariana Crespo, do Challenger Team, foi eleita por maioria de votos dos membros do seu grupo.
Esta semana que agora termina marcou o início dos trabalhos: o Surveyor Team e o Lunar Team participaram na organização da Campanha de Troca de Lâmpadas, tendo também distribuído folhetos de divulgação deste evento em várias turmas.
O Challenger Team trabalhou dividido em grupos: dois grupos procederam a um levantamento das lâmpadas de incandescência ainda existentes na escola para que possam ser substituídas no âmbito da Campanha de Troca de Lâmpadas, mas outro grupo esteve a trabalhar na resolução do Problema do Mês, e ainda tivemos três meninas que estiveram a desenvolver os seus textos para concorrer ao Concurso Cassini-Cientista por um dia.
E tivemos ainda uma sessão fotográfica, recheada de corridas para a casa de banho para ajeitar os cabelos e de risinhos e comentários envergonhados: era só uma fotografiazita para o cartão mas as nossas vedetas (raparigas e rapazes!...) fizeram-se caras!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Campanha de Troca de Lâmpadas


Em parceria com o Núcleo de Educação Ambiental/Ecoescolas, vamos promover uma campanha de troca de lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras de energia.
Esta acção, desenvolvida pelos Ministério da Economia e Inovação e Ministério da Educação com o apoio do Fundo de Apoio à Inovação e da EDP, insere-se no Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética e promove a substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras.
A troca vai decorrer na sexta-feira, dia 30 de Outubro, no polivalente da nossa escola.
Traz uma lâmpada incandescente de tua casa e troca-a por quatro lâmpadas economizadoras de energia e recebe ainda alguns brindes.

A tua casa e a conta de electricidade dos teus pais vão sentir a diferença … e o nosso planeta também!!!
Participa. Não te esqueças! 30 de Outubro!

domingo, 25 de outubro de 2009

Equipa portuguesa revela que solo da Antárctida aqueceu nos últimos 10 anos


Investigadores portugueses na Antárctida revelam segunda-feira, em Lisboa, os projectos e os resultados da campanha que mantêm em ilhas daquele continente há quase 10 anos, que apontam para um aquecimento acentuado do solo gelado, especialmente durante o Verão.

Os diversos trabalhos que o Grupo de Investigação em Ambientes Antárcticos e Alterações Climáticas do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa (CEG-UL) está a desenvolver na PERMANTAR-2009, que consideram «a maior campanha portuguesa de sempre na Antárctida», serão apresentados segunda-feira, às 18h, na Reitoria da Universidade de Lisboa, numa sessão aberta ao público.


Para ler mais:
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=152016

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Novos planetas extra solares descobertos por equipa com investigador português (clica no título para leres a notícia)

Os investigadores do Observatório Europeu de Astrofísica fizeram a descoberta com um instrumento único contruído para descobrir planetas semelhantes à Terra. Na equipa europeia de investigadores está um português, Nuno Santos, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto.

Para saber tudo sobre os 403 exoplanetas já detectados, clica em:

http://exoplanet.eu/
Enciclopédia dos planetas extrasolares

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Galilean Nights



Gostas de Astronomia?

Vai a http://www.galileannights.org/events/event_country_portugal.html

e escolhe um local para assistires às Noites de Galileu e observares o céu através de telescópios ou observares o Sol ou ainda participares de muitas outras actividades!

Leva a família ou os amigos!

Dias 22, 23 e 24 de Outubro de 2009 todos o mundo está ligado através das Galilean Nights!



segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Lançar experiências científicas em balões estratosféricos ou em foguetes


O programa REXUS/BEXUS oferece em 2010/11, voos em balões estratosféricos e em foguetes para payloads (experiências ou dispositivos) desenvolvidos por estudantes europeus.
Os balões e os foguetes serão lançados a partir de Esrange em Kiruna na Suécia.

Os estudantes podem ser assistidos por um supervisor e estão convidados a propor, desenhar, implementar
e lançar a sua experiência num foguete ou num balão!!

Que benefícios podem daí retirar os estudantes?

  • Um bilhete para uma experiência científica poder voar num balão estratosférico ou num foguete
  • Óptimas possibilidades de curso em Universidade
  • Viver um projecto espacial nas suas várias fases
  • Aconselhamento e feedbacck de cientistas espaciais e engenheiros
  • Acesso a palestras e comunicações dados por especialistas em ciência espacial
  • Contactos a nível internacional
  • Trabalho de equipa, novos amigos e muita diversão 
Disponível para concorrer até ao dia 16 Novembro 2009.

Para mais informação e para efectuar a inscrição, clicar em :

Ano Internacional da Astronomia






Estivemos a preparar-nos para os dias da Astronomia na Escola.  Estamos a preparar algumas supresas para vos mostrar!
Não se esqueçam:
  --> De concorrer ao Problema do mês !!!! (ver mensagem mais abaixo)

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Comentar e fazer perguntas

Olá a todos os visitantes!

É nosso convidado para comentar qualquer das nossas mensagens!!

Para isso basta clicar na palavra  Comentário no final de cada mensagem e escrever a sua opinião.

Quer fazer-nos alguma pergunta científica?
Faça-o clicando em Comentário desta mensagem e escrevendo a sua pergunta.
 
Saudações científicas!

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Concurso Ler+Ciência



O Ler+Ciência é uma iniciativa conjunta do Plano Nacional de Leitura, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Ciência Viva, que procura estimular a leitura de obras científicas (e de ficção científica) entre as crianças e os jovens.

Cada concorrente deverá submeter uma apresentação de um livro de ciência, de divulgação ou de ficção científica, procurando suscitar o interesse de outras pessoas para a obra. As apresentações podem ser submetidas em dois formatos:

- por escrito, em textos que não deverão exceder os 1500 caracteres
- em gravação vídeo que não deverá exceder 60 segundos

Os trabalhos premiados serão publicados no Clube de Leituras do Plano Nacional, na página da Ciência Viva e ainda na Ciência Viva TV, em www.cvtv.pt.

A Fundação Calouste Gulbenkian oferecerá ainda os seguintes prémios:
- Os autores de 5 apresentações seleccionadas pela comissão de análise receberão como prémio um cheque livro no valor de €25.
- As escolas que enviarem apresentações de 10 ou mais alunos, cujos textos forem seleccionadas pela comissão de análise, receberão um cheque livro no valor de € 250.

O júri, que atribuirá os prémios a cada 4 meses, é composto por:
- pelo Plano Nacional de Leitura Prof. Amália Bárrios
- pela Fundação Calouste Gulbenkian Prof. João Caraça
- pela Ciência Viva Prof. António Gomes da Costa

O Concurso "Ler+Ciência" teve início a 20 de Março de 2009, e está aberto em permanência.

Para mais informações e para ter acesso ao regulamento e ficha de inscrição clicar em:
http://www.cienciaviva.pt/divulgacao/lermais.asp

Concurso "Cassini Cientista por um dia"



Ainda estão abertas as inscrições para o concurso “Cassini Scientist for a Day”. Este projecto, em anos anteriores era apenas para estudantes dos Estados Unidos. Por este ano se celebrar o Ano Internacional da Astronomia o projecto será internacional, convidando assim os estudantes de todo o mundo a associarem-se a esta iniciativa.
Os alunos participantes dividem-se em 3 grupos:

Grupo A – entre os 10 e 11 anos
Grupo B – entre os 12 e 13 anos
Grupo C – entre os 14 e 18 anos

Pretende-se que elaborem um trabalho (texto) sem imagens e sem anexos, no máximo com 500 palavras sobre um dos três temas: Saturno, Tethys ou Titan. Poderão trabalhar individualmente ou em grupo, devendo o trabalho ser original, não sendo permitidas cópias de outros já existentes.
Deverão elaborar um texto bem estruturado, sem erros de sintaxe, de pontuação e/ou de ortografia.
Os textos concorrentes podem ser escritos em inglês ou em português e os melhores serão enviados para  NASA’s Jet Propulsion Laboratory.


Os trabalhos deverão ser enviados para scientistforaday@gmail.com até ao dia 30 Outubro.
Caso existam dúvidas, podem também enviá-las para este endereço.
Os vencedores terão a possibilidade de colocar questões sobre a “Missão Cassini” aos cientistas que estão envolvidos na mesma, no próximo mês de Outubro. A todos os participante será entregue posteriormente um certificado de participação.
Ainda no mês Outubro irá ocorrer o encontro “Cassini Project Science Group Meeting” onde os vencedores do concurso poderão colocar questões directamente (através de webcams) aos cientistas envolvidos neste projecto
Para ver  vídeo:
http://saturn.jpl.nasa.gov/education/scientistforaday8thedition/international/

Para mais informações sobre o projecto podem consultar o site:
http://saturn.jpl.nasa.gov/education/scientistforaday8thedition/

Concurso “Astronomia Artística”


 O Concurso “Astronomia Artística” está integrado nas actividades do Ano Internacional da Astronomia (AIA2009), tendo como entidade organizadora a Sociedade Portuguesa de Astronomia. Tem como finalidades promover o diálogo astronomia/arte e o interesse dos alunos pela astronomia, incentivando a sua criatividade, originalidade e capacidade de inovação.

O Concurso tem como tema geral a Astronomia, sendo admitidas a concurso todas as formas artísticas: Artes Plásticas e Multimédia, Poesia, Conto e Música. Destina-se aos alunos das escolas portuguesas, públicas ou privadas, do Ensino Básico e Ensino Secundário.

Para mais informação e para consultares o Regulamento e teres acesso à Ficha de Inscrição clica em:

http://www.astronomia2009.org/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=47&Itemid=138

Se gostas de Arte e Astronomia não percas a oportunidade.

 A data limite para entrega de trabalhos é 31 de Janeiro de 2010

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

TVNET - NASA lança sondas para procurarem água na Lua

O foguetão do Satélite de Detecção e Observação de Crateras Lunares (LCROSS), da NASA, vai embater hoje dia 9 Outubro na Lua. Este projecto da Agência Espacial Norte-americana tem como objectivo confirmar a existência de água no subsolo da Lua. O impacto vai acontecer às 11h30 (hora de Portugal continental) e terá transmissão em directo on line na NASA TV.

O local do impacto será a cratera Cabeus, perto do pólo sul lunar. A NASA vai conduzir o LCROSS e o seu foguetão Centauro para o solo da cratera o que proporcionará um espectacular duplo impacto.



Para seguir em directo clicar em NASA TV: http://www.nasa.gov/multimedia/nasatv/index.htmlr

Clica  em: TVNET - NASA lança sondas para procurarem água na Lua

Shared via AddThis

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

«Planet Earth 2009» em Lisboa de 19 a 22 de Novembro

Lisboa será a cidade anfitriã do Planet Earth 2009, um evento que decorre de 19 a 22 de Novembro, com o intuito de assinalar o encerramento do Triénio do Ano Internacional do Planeta Terra (2007-2009) e avaliar os seus resultados.
A iniciativa reunirá cientistas, políticos e industriais em torno da discussão de três grandes temas:
1. Energias Renováveis;
2. Gestão Sustentável de Solos e Recursos Hídricos;
3. Oceanos.

sábado, 3 de outubro de 2009

Roque Gameiro Explorer no Pavilhão do Conhecimento: EggLander e Radio Orientação

Para visualizar filme sobre EGGLANDER clique em: http://www.cvtv.pt/imagens/index.asp?id_video=409

EGGLANDER - Construção de um Sistema de Aterragem para uma Sonda Espacial. Nesta actividade os alunos foram desafiados a fazer aterrar em segurança uma sonda espacial que na verdade é um Ovo! Veja e aprenda a fazer esta actividade!



Para visualizar filme sobre RADIO ORIENTAÇÂO clique em http://www.cvtv.pt/imagens/index.asp?id_video=411

O Rádio Escotismo é, há mais de 50 anos, um dos factores que melhor explora as capacidades e competências dos jovens, despertando-os para as coisas da Ciência e Tecnologia. Nesta actividade, em parceria com a AMRAD, os alunos foram desafiados a encontrar vários emissores espalhados pelo Jardim de Água somente com o auxílio de um receptor de rádio.





Divulgação na comunicação social da radio comunicação com o astronauta Frank de Winne a bordo da ISS


Para clicar e ver os alunos do Clube de ciência a comunicarem com o astronauta belga Frank de Winne a bordo da Estação Espacial Internacional:

CVTV
http://www.cvtv.pt/imagens/index.asp?id_video=408

TVAmadora
http://tvamadora.com/Video.aspx?videoid=638

e ainda a notícia:

Diário de Notícias
http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1378567~


sexta-feira, 2 de outubro de 2009

China apresenta o mais completo mapa lunar


Está terminado o mais completo mapa da superfície lunar. A sonda chinesa Chang’e 1 filmou mais de nove milhões de unidades de informação com as quais os cientistas elaboraram um planisfério de três quilómetros por pixel de resolução.
Segundo a agência oficial Xinhua, o mapa será utilizado por especialistas chineses para o estudo da formação geológica da Lua e a sua evolução.
O mapa é também “uma base para o estabelecimento de futuros projectos científicos” da China na Lua, realçou o investigador Liu Xianlin, chefe da equipa de especialistas que realizou o trabalho cartográfico.
O programa espacial lunar chinês prepara-se agora para iniciar a sua segunda fase, que inclui a colocação de um veículo na Lua para recolha de amostras do solo.
No futuro, ainda sem data concreta definida, o país asiático pretende enviar uma missão tripulada ao satélite da Terra.
A China é hoje um dos países mais ambiciosos no que diz respeito à exploração lunar. De recordar que no passado dia 14, Pequim anunciou o início da construção na cidade de Wenchang daquele que será o seu quarto centro espacial. O complexo estará concluído em 2013.


in www.cienciahoje.pt

PROBLEMA DO MÊS - OUTUBRO

OUTUBRO/2009
(para entregar até ao dia 30 de Outubro)

Notícias do espaço

Foi descoberto recentemente um novo planeta com algumas características semelhantes à Terra que habitamos!
Vamos chamar-lhe Grande Terra (GT) visto ser maior do que a Terra – o seu raio é 1,5 vezes o raio da Terra e tem uma massa 5 vezes maior do que a da Terra.
A temperatura na GT poderá oscilar entre cerca de 0ºC e 40ºC. À semelhança do movimento de translação da Terra em torno do Sol, a GT descreve uma órbita em torno da sua estrela – a estrela Gliese – que demora apenas 13 dias!


(a) Quantas voltas em torno da sua estrela é que a GT dá durante um ano terrestre?


(b) A estrela Gliese emite luz principalmente de cor vermelha. Quanto tempo é que a luz desta estrela demora a chegar à GT, sabendo que a distância da GT à sua estrela é apenas(!) 0,07 unidades astronómicas (UA)?
Dados:
1 UA (unidade astronómica) = 149 000 000 km = 1,49×1011 m
A velocidade da luz c aproximadamente 300 000 km = 3×108 m/s.


(c) Se alguém habitar na GT e te enviar hoje uma mensagem de telemóvel, qual será aproximadamente a tua idade quando a receberes?
O centro deste sistema “estrelar” – a estrela Gliese – está a cerca de 20 anos-luz de nós.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O PROBLEMA DO MÊS

O Problema do Mês é uma iniciativa do Clube de Ciência Roque Gameiro Explorer que, mensalmente, lançará desafios no âmbito da Física e/ou da Química. Serão lançados oito desafios (de Outubro a Maio) ao longo do ano lectivo, que serão afixados em vários locais da escola e também estarão disponíveis neste blog.
O aluno que der a melhor resposta do mês será premiado. Contudo, por cada problema, os alunos serão pontuados numa escala de 0 a 10 pontos. No final do ano lectivo, os três alunos que acumularem maior número de pontos serão igualmente premiados com prémios a designar.
Os alunos interessados em participar deverão entregar as suas respostas até ao último dia útil do mês a que o problema se destina, na caixa que se encontra ao cuidado da funcionária do pavilhão E ou, em alternativa, a qualquer uma das professoras de C. Físico-Químicas.

Aceita o desafio e desperta o cientista que há em ti!!!

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Roque Gameiro Explorer em directo com ISS


O Clube de Ciência Roque Gameiro Explorer foi convidado para participar numa rádio conferência com os astronautas, actualmente a bordo da ISS (International Space Station).

Os antigos membros do Clube de Ciência, que agora frequentam o ensino secundário, e os actuais membros do Clube, vão poder colocar as suas questões sobre a vida a bordo da ISS ao astronauta Frank de Winne, que responderá em directo a partir do espaço.

Este contacto, promovido pela ARISS, integra-se nas comemorações da Semana Mundial do Espaço, e vai decorrer na tarde de dia 1 de Outubro, no pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

Não percam as novidades na próxima semana!




quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A sonda Cassini-Huygens registou o equinócio em Saturno

Pois é! Saturno também passa por equinócios. A cada 15 anos (14,8 anos, mais exactamente), o Sol cruza o plano dos anéis de Saturno por duas vezes, da mesma maneira que o Sol cruza o nosso equador celeste em cada ano. Aqui na Terra, estes momentos assinalam mudanças de estação do ano, como aconteceu no dia 22 de Setembro. Mas em Saturno as mudanças não são tão dramáticas, não deixando de ser um acontecimento raro.
A sonda Cassini-Hyugens, enviada para estudar o planeta Saturno em 1997, permitiu registar este momento.
A foto que se segue é uma composição de 75 fotos tiradas sobre o plano dos anéis durante oito horas seguidas. As imagens passaram por um tratamento para que o brilho dos anéis fosse realçado. Caso contrário, eles nem sequer apareceriam na imagem final.

Talvez o aspecto mais interessante dessa imagem seja a sombra projectada pelos anéis. Normalmente vemos uma sequência de riscas sobre Saturno, representando as secções dos anéis, mas com o Sol a incidir exactamente na mesma linha dos anéis, todas essas riscas se juntaram para formar uma banda única bem fininha. Essa banda fininha só volta a aparecer daqui a sete anos e meio!
Mais do que um acontecimento raro, esta é uma oportunidade única para estudar as estruturas dos anéis que envolvem Saturno.